terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

IAN SOMERHALDER NO FESTIVAL QUE CELEBROU O “SÉCULO DA MULHER”




A matéria abaixo fala sobre o conteúdo do festival de filmes do qual o Ian participou e foi jurado.
Os atores Ian Somerhalder e Eloise DeJoria estiveram entre o público que lotou o Boylston Hall no sábado à tarde, para verem os principais filmes no “Girls Impact the World Film Festival”, apresentado pela Inovação Social Colaborativa da Universidade de Harvard e pelo Connecther.
Em apenas seu segundo ano, o Festival almeja “dar a jovens cineastas estudantes uma plataforma para se fazer ouvir suas visões e soluções para problemas afetando as mulheres no mundo inteiro,” disse Kerry V. Hammond (14), quem fez uma parceria com Ara N. Parikh (15) e com a fundadora do Connecther Lila Igram para organizar o festival de filmes.
O festival apresentou os três principais filmes feitos por estudantes do Ensino Médio e estudantes universitários de todo o mundo. Os curtas de 3-5 minutos documentam problemas globais das mulheres, abrangendo desde violência doméstica até a pobreza.
O evento começou com uma recepção no tapete vermelho, onde os cineastas estudantes se misturaram para sobremesas e bebidas. O público então entrou para o Fond Auditorium para a exibição das três melhores filmes e para uma cerimônia de premiação.
A cineasta Abigail E. Disney, principal oradora do festival, falou sobre sua experiência na documentação da situação da mulher liberiana para trazer paz à sua nação arrasada pela guerra, em seu filme “Pray The Devil Back to Hell”. Disney também falou sobre sua experiência pessoal com as barreiras sociais impostas às mulheres.
“Todos os meus sonhos tiveram tampas sobre eles”, ela disse.
Ela pediu para a audiência pensar sobre como a sociedade seria diferente se as mulheres se sentissem bem vindas aos processos políticos.
“As mulheres não se sentem convidadas para o âmbito público”, ela disse.
Somerhalder, conhecido por seu papel na série televisiva The Vampire Diaries, serviu como um dos juízes do festival.
A vencedora do primeiro lugar, Kathryn Harhai de 17 anos, produziu o “Point B“, no qual ela quebrou o silêncio sobre o abuso sexual que sofrera aos cinco anos de idade.
Em entrevista, Harhai disse ter sido mais fácil expressar seus sentimentos através de uma alternativa criativa.
“Espero compartilhar este filme com a esperança de que outras garotas aprendam com a minha experiência e que se façam ouvir e não sejam uma vítima do silêncio”, ela disse.
Em seu filme “A Chance“, a vice-campeã Sarah Gale acompanha uma mulher de 19 anos da Colômbia, quem batalha contra abuso sexual e vício em drogas, e luta para oferecer um futuro mais seguro ao seu filho.
Somerhalder salientou a importância crescente da participação feminina na sociedade, durante um painel de discussão, após a exibição dos filmes.
“O século 21 é o século onde as coisas irão mudar“, disse Somerhalder. “Este será o século das mulheres.”
Na foto, o ator e modelo fala sobre sua última iniciativa verde no “Girls Impact the World Film Festival”. Somerhalder também foi juiz para o festival que aconteceu no Boylston Hall, sábado à noite.

créditos. Fonte Tradução e adaptação: Fernanda – Equipe Ian Lovers

Nenhum comentário:

Postar um comentário