sexta-feira, 12 de abril de 2013

ENTREVISTA DE IAN SOMERHALDER PARA A ORIGIN MAGAZINE‏




Confira abaixo a entrevista completa de Ian para Maranda Pleasant da Origin Magazine‏:
Maranda Pleasant: O que faz você se sentir mais vivo?
Ian Somerhalder: Aquelas coisas que surgem para você quando você não está nem mesmo procurando por isso. É um momento em que você encontra aquelas palavras surgindo na sua cabeça – “Eu me sinto tão vivo nesse momento”. Existem vários graus disso. Atuar definitivamente me faz sentir tão vivo. Sentar em uma pra ou andar pela natureza sempre me faz me sentir vivo.
O que eu comecei a perceber é que a mídia social não é apenas tecnologia – ela tornou-se uma entidade própria, cheia de ondas de energia. Essas ondas de energia poderiam ser um tweet sobre algo que você está furioso, com a Keystone Pipeline, ou um pedaço da legislação. Dentro de horas, esse pedaço e informação que você acabou de compartilhar tornou-se uma monção, um furacão de energia tangível que está literalmente circulando o mundo. Isso me fez perceber a  verdade inegável da consciência quântica, todo o efeito borboleta. Eu testemunho isso diariamente. Ser testemunha disso não só me faz sentir vivo, me faz manter a esperança.
30 anos atrás, se você quisesse começar uma campanha contra ou a favor alguma coisa, você tinha que imprimir planfetos, fazer milhões de ligações. Lembra das campanhas presidenciais? Foi uma coisa muito trabalhosa. Agora nós podemos literalmente conversar um com o outro em um  segundo. Eu estou começando a perceber que não há nada nos impedindo agora. Uma idéia, um sentimento, um movimento não pode simplesmente ser esmagado. É impossível agora.
MP: Uau! Eu conversei com você por 5 minutos e estou tão animada!
IS: Mas você entende o que eu quero dizer?
MP: Sim, eu entendo. Você infunde tudo com energia.
IS: Até o segundo que você fez aquela pergunta, eu não tinha pensado sobre isso por meses. Eu nunca, na verdade, articulei isso para outro ser humano que não seja eu mesmo. Até mesmo ouvir isso sair da minha boca é realmente estimulante.
MP: Sim. Você é tão maravilhoso… O que é amor para você?
IS: Outra pergunta fenomenal. A palavra amor carrega a mesma vibração em qualquer linguagem. Você provavelmente conhece esse cara, você provavelmente jantou com ele ontem. O japonês da água cristalina?
MP:Sim,Masaru Emoto! Eu o conheci em Houston!
IS:Ele é incrível.Quando você olha para seu trabalho,você não pode ajudar mas expande o seu conceito de amor.E quando você realmente pensa sobre,não é uma noção,não é um sentimento,é realmente uma expansão do que você projeta e recebe diariamente.
Quer a expansão seja para os seres ao seu redor ou para flora, fauna, e criaturas. O amor tem tantas formas únicas e consistentes.Pessoas como Branson – ele é um guru de idéias. Caras como Allan Savory – ele é como o pai da Terra.Allan tem ,literalmente, descoberto como parar a desertificação e fazer a África ganhar vida com a vida vegetal.Em cada uma das suas formas,o amor tem um alcance infinito de expansão potencial, todos os quais vejo conduzindo ao crescimento.
É interessante,as grandes mudanças do jogo – Branson tem. Allan  tem isso também mas ele não está jogou-se inteiramente. Mas ele irá,nós todos iremos ver isso. Porque nós,as pessoas somos quem fazem as mudanças.Os políticos responsáveis não são quem fazem as mudanças. Porque eles não podem policiar a menos que nós deixemos. Não mais. Não com as mídias sociais. Dê uma olhada no Tweet que eu postei sobre o ponto de partida.
MP:Minha filha me chamou da Indonésia às duas horas da manhã e me acordou para me contar que você tinha “twittado” para mim!Ela está tão animada sobre seu trabalho.Ela atualmente faz partos na Indonésia.

IS:Eu mal posso esperar para conhecê-la!Depois que eu “twittei” eu fiquei navegando nas menções e o diálogo é realmente muito dinâmico devido ao fato de nossa demográfia  ser uma onda de gerações.
MP:Ela me chamou e me contou isso.Eu estava tão agradecido. Ela começou assim : “Você tem 700 favoritos e retweets!” Desde que eu falei com você ontem,eu vi que você tem mais 4000 seguidores.O que é compromisso para você?
IS:Fazer a escolha de seguir inteiramente ou para honrar.Engajamento e garantia – nós todos amamos garantias na vida. Fazer um compromisso,se é para algo como as alterações climáticas ou a minha família, ou mesmo para os meus fãs – o que isso significa para mim é, se em papel ou verbalmente ou espiritualmente, uma promessa onde eu garanto que  cumprirei qualquer acordo que temos.Usualmente você só usa essas palavras:”Eu te dou a minha palavra,eu faço esse compromisso com você,eu honro essa ideia entre nós.”Para mim o compromisso se resume a honra.Porque você faz o compromisso de proteger o meio ambiente,faz o compromisso de preservar as espécies,de parar com o tráfico humano.Você faz o compromisso de parar de fumar,comer melhor.Normalmente,alguma coisa que seja positiva.Uma noção positiva de honra.
MP:O que te torna vulnerável?
IS:Uma ótima pergunta,e na realidade nós leva para a razão do porque estamos tendo essa conversa agora.Eu me sinto vulnerável quando não tenho escolha.E é para acda faceta da vida,se é amor,trabalho,família,ou conservação.Aqui esta: a razão de eu ter começado  a Fundação Ian Somerhalder foi o sentimento de completa vulnerabilidade durante o derramamento de óleo da BP.
Toda a parte de baixo do Golfo do México foi destruído.Toda a fauna.Eu sabia o que estava acontecendo abaixo da superfície, eu sei o que estava acontecendo acima da superfície.Eu sou do litoral,foi lá que eu cresci.É tão querido para mim.Os nutrientes com os quais eu cresci, alimentando-me, meus pais me alimentando, literalmente veio essas águas.
Há uma interconexão, uma conectividade, uma conexão, que está além,Como mãe e filho.Eu estava vendo isso acontecer,e os políticos responsáveis não estavam fazendo porcaria nenhuma.A BP estava administrando o show,o que foi inacreditável para mim – que isso estava acontecendo em frente a nossos olhos.Eu tive a sensação mais horrível de vulnerabilidade e impotência. Eu lembro onde eu estava no momento quando eu disse:”Eu nunca mais quero sentir essa impotência de novo”.Eu percebi que eu havia acabado de fazer um monte de entrevistas e eu não estava acreditando no que a mídia dizia.E eu amo a mídia,eu vivo com a mídia.Mas eu percebi que algo não estava certo e eu queria fazer aquilo direito.
Então é legal você perguntar isso, porque ISF nasceu do sentimento de vulnerabilidade extrema, do desejo, da necessidade mais profunda e absoluta, para superar a vulnerabilidade com a consciência de seu verdadeiro poder.
MP:No que a  ISF está focando? Sobre o que você está mais animado?

IS:Conservação do habitat, desmatamento, plásticos,carvão, biodiversidade, reverência vida. ISF vê o meio ambiente como um organismo interligado, no qual não estamos separados mais  fazemos parte.Não tem diferença entre todas as coisas vivas: árvores,rios,animais e humanos.Nós somos todos um organismo interligado, portanto nosso foco pode parecer amplo, mas cada elemento interagem um com o outro.Nos temos fenomenais olhos,peles e mãos em massa.É empolgante.
ISF está em mais países do que podemos contar. Nós temos centenas de exércitos de crianças ISF colaborando e criando projetos para o impacto global.Eu estou empolgado para aprender,crescer e desenvolver novas soluções com essa grande família chamada ISF. Nós estamos no meio de uma criação,um verdadeiro e único espaço. Nós estamos trabalhando em um nosso próprio santuário animal.
Nossa iniciativa santuário animal tem muitas camadas.Nós estamos visando criar um lugar onde criaturas abandonadas e intimidados podem ficar junto com a juventude intimidadora. Nós sentimos que os intimidadores têm  habilidades de liderança, ainda que essas habilidades sejam totalmente distorcida e equivocadas.Através da arte do desenvolvimento pessoal, vemos uma oportunidade para esses animais inspirarem compaixão, essencialmente, criando um caminho para o crescimento pessoal profundo.Esse programa irá implantar um programa de desenvolvimento de jovens ISF,o Fator U. O programa ajudará os jovens a identificar suas paixões, cultivar seus talentos, amplificar seu propósito,e conectar a geração mais nova as espécies decrescentes e a biodiversidade.
O que nós estávamos falando anteriormente – sobre o compromisso e amor – está surgindo aqui novamente. Quando você sente compaixão por uma árvore ou um cão ou um elefante ou um ser humano, tudo, de repente você percebe que, cara, eu estou em um mundo cheio com esses seres e eu estou tão perto de todas as espécies.Eu tenho essa fantástica sensação quando eu estou sentado embaixo de uma árvore e percebo,Espere um momento!Eu não quero destruir tudo isso.Eu não preciso fazer dinheiro destruindo o meio ambiente.Por que não eu não só adoro isso e descubro uma maneira de ser mais sustentável?
É a coisa mais legal – mostrar aos jovens,pessoas brilhantes e criativas que a compaixão e uma vida compassiva é a forma mais rica de viver.Quando você vive a vida, você cria progresso, produtividade, e inovação.O santuário será o epicentro da fundação.Nós teremos grupos de reflexões lá.Será um lugar muito,mais muito bom. Como uma base educacional,nós também iremos focar no desenvolvimento sustentável da agricultura iniciativa.é um grande projeto mas eu estou completamente apaixonado por ele.
Uma companhia que eu faço parte chamada Go Green Mobile me animam.A Go Green Mobile Power fabrica e fornece energia móveis e equipamentos de iluminação para todo o mundo.Nós podemos produzir luz e energia ,e usar 90% menos de energia do que qualquer outra pessoa.Noventa por cento!Fornecendo limpos,e eficientes geradores solares / elétrica para indústrias como as companhias de petróleo,abrangendo desde cinema a produção de eventos, construção, alívio de desastres, agricultura, silvicultura e organizações sem fins lucrativos.Estamos literalmente ajudando companhias de petróleo verde, ajudando-os a encontrar maneiras de poluir menos, enquanto criam empregos.Quando eu olho para a amplitude do impacto positivo que essas tecnologias podem ter,eu realmente fico animado. Imagine um gerador onde ZERO de combustível é usado!
MP: De que maneira nós podemos ajudar você com seus projetos? Estou tão animada. Isso é maravilhoso.
IS: Eu vou te mostrar como. Há muitas maneiras de ajudar, seja compartilhando suas habilidades ou conhecimentos, juntando-se ao nosso conselho de administração e doando.  Independentemente do que ou como você compartilha com a ISF, nós reconhecemos que não temos todas as respostas e que as soluções não se encontram em algo comum, mas em diversidade.
Visite a isfoundation.org e participe. Dentro da família ISF nós temos voluntários jovens de 7 anos como também pessoas com 86 anos. É irreal como a paixão e o talento são incrivelmente importantes. Tantas pessoas estão trabalhando em indústrias que não inspiram eles apenas para pagar as contas e sobreviver. Em um mundo ideal, todos seriam pagos para trabalhar com o que eles amam e para expandir seus talentos. Se você tem uma habilidade, uma paixão e um amor por criar mudança, a melhor maneira de nos ajudar é criar com a gente.
MP: Amo o jeito como você usa o entretenimento como uma ferramenta de mudança. Eu percebo que você fala sobre “celebridades para causas”. Essa é a maior coisa de todas. Você é um artista bem conhecido, um ator bem conhecido. Você usa essa voz e o entretenimento para impactar o planeta.
IS: Duas mulheres tornaram isso possível: minha mãe e minha outra mãe, Brenda. Brenda foi minha empresária em Louisiana por anos. Elas duas colocaram seus corações e almas em minha carreira. Eu sou tão feliz que 24 anos atrás, minha mãe apoiou meus desejos. Ela gastou cada dólar que ela tinha em aulas de teatro/modelagem quando eu era criança. Eu sou realmente muito grato por isso. Ela é brilhante, tão amorosa como mãe. Ela me dizia mil vezes por dia que me amava. Todas as mulheres da minha vida fizeram minha vida o que ela é hoje e eu me sinto muito sortudo por causa delas.
Eu vejo um enorme potencial do entretenimento criar uma mudança radical. Tome ryot.org como exemplo. Como um dos fundadores do RYOT, nós realmente queríamos uma nova maneira de permanecer ativamente conectado com o mundo em geral. Até agora, as notícias foram sobre “O que está acontecendo com o mundo?” o RYOT deixa você saber “O que está acontecendo no mundo e como VOCÊ pode participar disso”. É fenomenal porque isso permite você se tornar uma parte da história e superar o desamparo e rejeitar a vulnerabilidade.
Veja o poder do TED Talks ou de espaços como “Sages and Scientists”. Deepak Chopra foi capa da Origin, então você provavelmente conhece “Sages and Scientists” e a conferencia anual de sua fundação. Eu já discursei lá 2 anos atrás. Todos esses grupos de reflexão são essenciais para o progresso.
MP: Nós temos o fundador do TED nesta edição com você! Tanta sinergia aqui.
IS: Essas pessoas incríveis, tanto homem como mulher, mostram o enorme potencial da criação coletiva. As pessoas têm ideias incríveis. O problema principal – eu não vou chamar isso de problema, vamos chamar de obstáculo – é se você usar a analogia de um veículo indo ajudar uma situação de perigo: eles têm todos os recursos necessários (comida, medicina, tudo o que eles precisam) e quando o veículo está viajando, tem um deslizamento de terra. Você não pode atravessar a estrada. Que bom faz qualquer uma dessas coisas quando você não pode levá-las onde se é preciso?
Eu me lembro de falar no “Sages and Scientists” – Eu não estava nervoso até eu perceber que o cara que falou antes de mim foi uma das pessoas que ganhou o Prêmio Nobel por inventar a ressonância magnética. Essas pessoas são tão inteligentes. Eu estava apenas pensando “Ai meu Deus, eu nem mesmo tenho um diploma universitário, eu vou subir aqui e falar com essas pessoas e parecer um idiota!” O que eu aprendi assistindo todas essas pessoas insanamente inteligentes é que é a diversidade de inteligência, de criatividade que é tão necessária para a criação de soluções.
Ideias precisam de pensamento coletivo. Imagine se você e eu sentamos aqui e imagine – reflorestamento, aprender a cultivar plantas agrícolas que nós precisamos e parar de usar coisas como óleo de palmeira. Imagine que rumos e conceitos só você e eu poderíamos formar?
MP:É por isso que eu estava na Indonésia!Nós estávamos apenas na Sumatra e em Bali.Nos fizemos um documentário sobre orangutangos.Agora que eles estão vindo para a área preservada,toda a fauna ameaçada foi empurrada para o planalto.É devastador. Plantações de palmeiras absorver apenas 15% do carbono que uma floresta faz. Não é justo que nós estamos destruindo a floresta, um habitat natural de tantas  espécies ameaçadas de extinção.
IS:Esse é o ponto.Agora que temos toda essas informações,nós criamos o mais anti-problemático, a frente em movimento de forma sustentável, para bater todas as áreas problemáticas e produzir soluções.E você também está capacitando e empregando órgãos governamentais, com fins lucrativos e sem fins lucrativos.Grande,grande,grande colaboração.Esse é um projeto gigantesco,mas um projeto em minha mente que está louco para explodir.
Quando você olha para o número de papel usado só nos EUA,é verdadeiramente assustador: papel toalhas,papéis higiênicos,guardanapos,papéis para escrever. Nosso consumo de árvores é interminável. Nós estamos trabalhando em um projeto que visa fazer “árvore livre” no uso do papel.Nós temos tantas alternativas,como kenaf.Isso produz mais colheitas,é mais resistente,e cria incríveis produtos de papel.Por que estamos desmatando para obter celulose e papel, quando temos uma solução lógica e eficiente em plantas como kenaf ou bambu?Isso não faz sentido para mim.Estou convidando qualquer um que pensa o mesmo para se envolver com a nossa reflexão criando alternativas de árvores livres o mais rápido possível.
Eu estava na Tailândia,e há mais cocô no oceano do que você pode imaginar.Mas se você for até o Pacifico,nós temos esses maciços,lixos plásticos flutuando pela ilha.O que vamos fazer com isso? Há uma certa quantidade de água salgada e degradação solar para este plástico – o que está acontecendo é,está matando a temperatura do oceano quente porque está absorvendo todo esse calor.Está ficando no DNA dos plânctons.Por que nós não estamos criando programas para extrair este plástico?
Tem um inventor japonês que criou uma tecnologia que pega todo esse plástico e transforma em petróleo.Por que não estamos procurando,pensando, e alavancando ideias como essas mais? Nós não temos tempo mais – a hora é agora.Nós precisamos fazerr o máximo que podemos em todas as direções ou vamos superar o aumento no tempo de dois graus.Na verdade, a ciência está mostrando que já estamos a caminho de superar dois graus.
David de Rothschild tem o gênio de plástico, e ele está empenhado em se livrar de todo o plástico presente no oceano. Eu sei que, se colocarmos todas as nossas cabeças, juntamente com o dinheiro das empresas, o dinheiro do governo, para fins lucrativos, e organizações sem fins lucrativos, podemos literalmente desmontar esta ilha maciça de plástico flutuante.Se livrar dele.Crie soluções para isso.Vamos reutilizar o que temos agora, parar de fazer mais do mesmo, pegar o que reunimos, e fazer – se são peças do carro, gabinetes de computador, qualquer coisa que podemos usar.
Depois, há a questão da água. Estamos destruindo nossas fontes de água como você não pode nem imaginar. Eu fiquei sabendo que os canadenses estão furiosos porque o Canadá está exportando água para os EUA. Seus lagos estão encolhendo porque eles estão vendendo água para os EUA. Você está brincando comigo? Estamos perdendo toda essa água enquanto estamos sugando-a do Canadá e eles estão assistindo seus lagos encolherem?
Conservação da água anda de mãos dadas com a educação. Ensinar as pessoas que se você literalmente deixar a água correr enquanto você escova seus dentes – nós gastamos aproximadamente 602 milhões de galões de água por dia nos EUA porque as pessoas estão acostumadas a ouvir a água escorrendo enquanto escovam os dentes.
Se você olhar para todas estas diferentes facetas, de onde isso vem? Educação. Isso vem da capacitação de jovens. Porque as burocracias que estão em vigor agora, elas não vão mudar, elas não vão parar.  Se você quiser mudar, tem que ser em gerações. Nós temos essa oportunidade incrível de fazer essa mudança. O entretenimento nos permite atrair e educar o público em massa em uma mudança de conscientização. Eu estou vendo um ressurgimento do entretenimento que não apenas diverte, mas inspira, evoca e move. Eu estou vendo a força na capacidade de expressão artística para mudar o nosso futuro.
MP: A sua paixão corresponde com a minha. Consciência não é suficiente – como podemos ativar essa mudança? Você pode falar em fracking*? *fracking é uma nova forma de extrair petróleo.
IS: Fracking* é o nosso maior inimigo agora nos EUA. Na verdade, não apenas nos EUA, porque todos os sistemas aquáticos estão interligados. Se você está lendo isso em Nova York ou no Japão, fracking* está ferrando com todos.
O que é que temos de fazer para explicar ao público exatamente o que está acontecendo? Estamos destruindo nossos preciosos recursos hídricos, a este ritmo alarmante, e de novo, por quê? Quando temos tantas alternativas viáveis? “Oh, energia alternativa é muito cara e os empregos?”. O petróleo está morto, a caminho da extinção. Como um grupo de cidadãos, devemos falar e agir para acabar com fracking*. Mostre para o seu governo que você não vai tolerar uma tecnologia que não apenas envenena sua família, mas também as criaturas em geral; deixe que eles saibam que você quer energia sustentável e todos os empregos que virão juntos com esse novo crescimento.

Você pode conferir os scans clicando aqui.
Photoshoot:












  créditos.Tradução: Yasmin Gallo e Andrezza.  Equipe ISF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário