segunda-feira, 22 de abril de 2013

IAN SOMERHALDER FALA SOBRE AMOR, MÍDIA SOCIAL E MUDANÇA SOCIAL PARA A ORIGIN MAGAZINE

Ian Somerhalder, ator e potência-eco, usa o sucesso para mudanças. O astro de “The Vampire Diaries” usa a mídia social e sua fundação para trazer a próxima revolução para salvar nossa espécie. A seguir, um trecho tirado da Origin Magazine.





Maranda Pleasant: O que te faz sentir mais vivo?
Ian Somerhalder: É uma daquelas coisas que te acerta quando você nem está procurando nada. É um momento onde você encontra aquelas palavras surgindo em sua mesma — “Eu me sinto tão vivo agora”. Existem vários graus disso. Atuar definitivamente me faz sentir notavelmente vivo. Sentar na beira da praia ou andar pela natureza me faz eu me sentir vivo sempre.
O que eu comecei a perceber é que a mídia social não é só tecnolofia — ela se tornou sua própria entidade, cheia de ondas de energia. Essas ondas de energia pode ser um tweet sobre algo que te deixa furioso, como a Keystone Pipeline, ou um pedaço de legislação. Instantanemanete, a energia fica em volta e adiciona tração, influência, faz com que fique vivo. Dentro de horas, esse pedaço de informação que você compartilhou se transforma em uma monção, um furacão de energia tangível que fica literalmente circulando o mundo. Isso me ajudou a sentir a verdade inegável da consciência quântica, todo o efeito borboleta. Eu testemunho isso diariamente. Ser testemunha disso não só me faz sentir vivo, como também me permite manter a esperança.
Trinta anos atrás, se você quisesse começar uma campanha contra algo ou para algo, você tinha que imprimir folhetos, você tinha que fazer um milhão de ligações. Se lembra das campanhas presidenciais e coisas assim? Foi uma coisa muito trabalhosa. Agora nós podemos literalmente falar um com o outro em um nanosegundo. Eu estou começando a perceber que nada vai nos parar agora. Uma ideia, um sentimento, um movimento não pode ser reprimido. É impossível agora.
MP: Sim, eu entendo o que você quer dizer. Você infunde tudo com energia.
IS: Até o segundo que você fez a pergunta, eu não tinha pensado sobre isso em meses. Eu, na verdade, não tinha articulado isso com outro ser humano, outra coisa além da minha própria cabeça. Até mesmo ouvir isso tudo saindo da minda boca é realmente despertador.
MP: Sim. Você é tão maravilhoso…O que é amor pra você?
IS: Outra pergunta fenomenal. A palavra ‘amor’ carrega a mesma vibração em qualquer língua. Você provavelmente conhece esse cara, você provavelmente jantou com ele ontem. O japonês da água cristal?
MP: Sim, Masaru Emoto! Eu o encontrei em Houston.
IS: Ele é incrível. Quando você olha o trabalho dele, você não consegue evitar de expandir seu conceito de amor. E quando você realmente pensa sobre isso, não é uma noção, não é um sentimento, é verdadeiramente uma expansão do que você projeta e recebe numa base diária.
Seja essa expansão em direção aos seres ao seu redor, ou a flora ou fauna, ou criaturas. O amor tem várias formas únicas e ainda asssim consistentes. Pessoas como Branson – ele é um guru. Pessoas como Allan Savory – ele é como um Pai da Terra. Allan literalmente descobriu como parar a desertificação e fazer a África ficar viva com a vida das plantas. Em cada uma dessas formas, o amor tem uma abrangência infinita de potencial de expansão, e tudo nos leva ao crescimento.
É interessante, as mudanças maiores – Branson as tem. Allan tem também. Por que nós, pessoas, somos quem fazem as mudanças. Os decisores políticos não são os que fazem as mudanças. Por que os decisores políticos não podem fazer uma política, a menos que nós permitimos que eles façam. Não mais. Não com a mídia social.
MP: O que é comprometimento pra você?
IS: Fazer uma escolha para se seguir ou para honrá-la. Engajamento e garantia — nós todos amamos garantias na vida. Fazer um comprometimento, seja para algo como a mudança climática ou em relação à minha família, ou até mesmo aos meus fãs — o que isso significa para mim é que, seja via papel ou verbalmente ou espiritualmente, fazer uma promessa para garantir que eu vou cumprir qual seja o acordo que tivermos. Para mim, comprometimento se resume à honra. Por que você faz um comprometimento de proteger nosso meio ambiente, você faz um comprometimento para a preservação das espécies, você faz um comprometimento para parar coisas como o tráfico humano. Você faz um compromisso para parar de fumar, para comer melhor. Tipicamente, isso é algo positivo. Uma noção positiva de honra.
MP:  O que te faz ficar vulnerável?
IS: Uma ótima pergunta, e isso na verdade me leva para a razão pela qual nós estamos tendo essa conversa agora. Eu me sinto vulnerável quando eu não tenho escolha. Em qualquer seguimento da vida, seja amor, trabalho, família ou conservação. A razão pela qual eu comecei a Ian Somerhalder Foundation foi o sentimento de completa vulnerabilidade durante o vazamento de óleo em BP.
Todo o fundo do Golfo do México está destruído. Toda a fauna. Eu sabia o que estava acontecendo sob a superfícia, eu sei o que estava acontecendo sobre a superfícia. Eu sou do litoral, é lá que eu cresci. Isso tudo é muito querido para mim. Os nutrientes com os quais eu cresci junto, me alimentando, meus pais me alimentando, literalmente vieram daquelas águas. Existe uma conectividade, uma conexão que é além disso. Como de mãe pra filho. Eu senti o sentimento mais horrível de vulnerabilidade e impotência. Eu me lembro quando eu disse, “Eu nunca quero me sentir impotente assim”. Eu tinha acabado de fazer algumas entrevistas e eu não acreditei no que a mídia estava dizendo. E eu amo a mídia, eu vivo com a mídia. Mas eu percebi que alguma coisa não estava certa e eu queria fazê-la ficar correta.
Então é legal você perguntar isso, por que a ISF nasceu do sentimento de vulnerabilidade, e do desejo, da necessidade, da mais absoluta e profunda necessidade de superar a vulnerabilidade com a consciência de seu verdadeiro poder.
MP:Eu amo como você usa o entretenimento como ferramenta para a mudança. Eu vi você falar sobre celebridades que têm uma causa. Isso é algo grande. Você é um artista bem conhecido, um ator bem conhecido. Você usa essa voz e você usa o entretenimento para impactar o planeta.
IS: Duas mulheres tornaram isso possível. Minha mãe e minha outra mãe, Brenda. Brenda foi minha agente em Louisiana durante anos. Elas colocaram corpo e alma na minha carreira. Eu fico muito feliz que 24 anos atrás, minha mãe apoiou minha vontade de entrar nesse reino. Minha mãe gastou cada dolar que ela tinha para eu fazer aulas de modelo/ator quando eu era criança. Eu sou realmente grato por isso. Ela é brilhante, bondosa e amorosa como mãe. Ela me falava que me amava um milhão de vezes por dia. Todas as mulheres na minha vida fazem minha vida ser como ela é, e eu me sinto muito sortudo e completo por causa delas.
Eu vejo um potencial massivo para o entretenimento criar uma mudança radical. Veja por exemplo o ryot.org. Como um dos fundadores do RYOT, nós realmente queríamos um novo modo de ficarmos ativamente conectados ao mundo. Todo dia nós procuramos agências de notícias para obtermos nossas notícias. Até agora, as notícias são sobre “O que está acontecendo no mundo”?. RYOT te deixa saber “O que está acontecendo no mundo e como VOCÊ pode ser parte disso”. É tão fenomenal porque permite que você se torne parte da história e supere a impotância e rejeite a vulnerabilidade.
Olhe para o poder de TED Talks, ou espaços como “Sages and Scientists”. Deepak Chopra foi capa da Origin, então você provavelmente sabe que “Sages and Scientists” é a conferência anual de mentes de sua fundação. Eu na verdade falei lá há dois anos atrás. Todas essas coisas são essenciais para o progresso.
MP: Sua paixão combina com a minha. Consciência não é o suficiente — como nós podemos ativar essa mudança? Você pode falar sobre a extração de petróleo a partir de depósitos de xisto através de fraturamento hidráulico?
IS: Isso é o nosso maior inimigo agora nos EUA. Na verdade, não só nos EUA, por que todos os nossos sistemas de água estão interconectados. Esteja você lendo isso em Nova York ou no Japão, isso está te arruinando.
O que nós precisamos para explicar ao público o que realmente está acontecendo? Nós estamos destruindo nossas preciosas fontes de água, e novamente, porque? Quando nós temos várias alternativas viáveis? “Oh, poder alternativo é muito caro, que tal os trabalhos?” — isso é pensamento de dinossauro. O petróleo está morto, em seu caminho para a extinção. Como um grupo de habitantes, nós devemos falar e agir para o fim disso tudo. Deixe seu governo saber que você não vai tolerar uma tecnolofia que  envenena sua família; deixem-0s saber que você quer poder sustentável e todos os trabalhos que virão com o novo crescimento.
Para mim, isso não é ciência. Existe resistência em velhos hábitos, velhos paradigmas. Eu aprendi com meu passado, e eu agora passo essas lições para frente olhando para o futuro — você não acha que está na hora do nosso governo fazer isso, também?

 créditos.   Fonte | Tradução e Adaptação: Jullie – Equipe Ian Lovers

Nenhum comentário:

Postar um comentário