terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ian Somehalder de visita a Barack Obama incita à mudança: “A nossa necessidade de energia destrói tudo”





Se você tivesse a oportunidade falar francamente com o Presidente dos Estados Unidos, o que diria?
Ian Somehalder foi um dos atores ativistas de “The Vampire Diaries” convidado para tomar o pequeno-almoço com Barack Obama neste verão, e ele tirou vantagem desta oportunidade de falar pessoalmente com Barack Obama para lhe dar a conhecer a sua paixão pela energia verde e perseveração ambiental.
Foi uma experiência surreal”, diz Somehalder à Zap2it. “Eu tinha acabado de chegar a Los Angeles, vindo do Sul Americano na noite antes, e nesse mesmo dia partia ao meio-dia para Asia. Estava levantado às 6 da manhã para tomar o pequeno-almoço com o líder do mundo e isso explodiu a minha mente – principalmente porque ele era muito humilde. Essencialmente, ele disse “Escuta, eu não estou fingindo saber tudo, portanto estou a pedir-te para me colocar a par da situação, fale comigo, diga o que você sabe, e eu dir-lhe-ei o que sei.
Seguiu-se uma conversa franca sobre os assuntos que são importantes para a juventude americana. “Finalmente ele é esperto o suficiente para compreender que a nossa perspetiva enquanto jovens com várias influências é diferente da dele.
Ele disse “Vocês jovens vivem no chão e eu vivo numa bolha, e as coisas que chegam até mim são muitasvezes filtradas pelas agendas daquelas pessoas que eu destaquei para me protegerem e me provirem a informação que eu preciso de saber.” Ele quer saber as coisas antes de serem filtradas. Ele sentou-se em frente a um grupinho de jovens da comunidade de “Hollywood”, e simplesmente perguntou “O que estão a ouvir? O que é que vocês sabem que eu não sei?” Foi uma conversa muito bacana.”
Qualquer fã de Somerhalder tem bem presente a sua paixão pelo ambiente. Além de criar a “Ian Somehalder Foundation” para a preservação, Somehalder foi também um dos fundadores de “Go Green Mobile Power”, uma companhia de energia sustentável portátil. Naturalmente, quando se falou com o Presidente, foi importante direcionar a conversa para o tema “Energia”.
“Eu falei com ele sobre o “Go Green” e a necessidade para esta geração, a nossa geração, desde as crianças de 10 anos, para mim e para você, até aqueles que são 10 anos mais velhos que eu – a nossa geração precisa saber de que está a ser feito um investimento no nosso futuro e no futuro das nossas crianças” afirma Somerhalder. “Eu comecei esta companhia de energia verde e agora vendemos toda esta tecnologia verde para empresas de óleos e para o governo e todo este movimento, disse-lhe eu, tem como meta a produção de energia verde neste país. Você não pode dizer “Vou explorar o máximo que eu posso. Vou arrancar ao Nicaragua e à China e a todos esses locais os seus recursos naturais e força laboral e depois deixá-los secos” que é ao que a nossa necessidade por energia nos reduz. Você não pode encher os bolsos dos ricos dessa maneira.”
Mesmo como apoiante de Obama, Somerhalder reconhece sem rodeios que precisam ser implementadas medidas legislativas nos próximos quatro anos – mas acredita firmemente que será Obama a fazer essas mudanças.
“Eu disse, “Se você quiser continuar no cargo, saiba que as pessoas que votarão em você serão aquelas que sabem que você investirá no amanhã, porque você apenas estará cá nos próximos quatro anos, se nos fizer ver que nos próximos quatro anos, quando eles chegarem, que você investiu todo este dinheiro, tempo, recursos e energia, em energia.” Honestamente, a nossa necessidade de energia é o que destrói tudo. O nosso lixo e desperdícios, e o nosso consumo de energia são os dois maiores problemas do mundo. É isso que esta corroer o mundo”, diz-nos ele.
A gestão de resíduos é um dos pontos fulcrais para Somerhalder. Os seus planos para começar uma quinta sustentável no seu estado natal de Louisiana fracassaram este ano, quando alguns negócios obscuros das terras o impediram de adquirir a quantidade de terrenos necessários para a agricultura. Felizmente, ele consegui espaço suficiente o seu planeado santuário animal – infelizmente, o santuário será vizinho de uma estação de transferência de resíduos.
“É o oposto daquilo que defendemos, mas comprova aquilo que temos andado a tentar fazer – se não querem uma estação de transferência de resíduos no vosso quintal, não produzam tanto lixo. Apoiar companhias verdes, comprar produtos verdes, e estar ciente do que você está a consumir e o que está a deitar fora, é a pegada que estamos a deixar” afirma ele.
O santuário animal está a seguir em frente, e tem um toque fresco. A “Ian Somerhalder Fundation” não procura apenas criar um refúgio seguro para animais indesejados, mas procura também deixar o santuário disponível onde jovens com problemas comportamentais – essencialmente bullies – podem cultivar mudanças positivas. Através da interação e tratamento de animais que foram abandonados e feridos, os especialistas esperam que os jovens se sintam inspirados a adotar melhores atitudes e crescerem com isso.
“Não podemos crescer enquanto pessoas se temos crianças que se suicidam por serem ameaçadas. Essas crianças estão literalmente a ser ameaçadas até a morte, e não sabemos quem são esses miúdos. Esse rapaz que acabou de se matar poderia ter sido o próximo Steve Jobs ou Steven Hawking ou Bill Gates. O rapaz ou a rapariga que perdemos poderia ter descoberto a fórmula para a fusão fria. Não temos ideia de quem são essas crianças, por isso, se estamos a perde-las por algo tão parvo como uma criança que não é feliz, quer seja devido a problemas comportamentais, quer seja fruto do ambiente familiar que criou na mentalidade desta criança este vazio, nós temos que mudar alguma coisa.”
Isso também se resume a energia, embora de um tipo diferente.
“Se você olhar para um conjunto de crianças que estão rotuladas como “bullies” o que você conclui é que por elas terem personalidades fortes, elas possuem na verdade qualidades de líder. Essa energia está apenas desviada. Então, se pudermos redirecionar essa energia, é tipo ‘bam’! Agora você tem aquela pessoa que já esteve do outro lado e agora compreende que existe uma quantidade fenomenal de liderança, compaixão e compreensão dentro deles.”


  créditos!  Tradução & Adaptação: Jéni Quintal — Equipe TVD-Love.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário