sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O capítulo “Stand By Me” de The Vampire Diaries é de doer o coração: Nina Dobrev é surpreendente e mais nove acontecimentos que merecem comentários

ATENÇÃO! O POST ABAIXO CONTÉM SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO ASSISTIU AO EPISÓDIO DESSA SEMANA DE THE VAMPIRE DIARIES, “STAND BY ME”.




Deveríamos ter previsto os últimos acontecimentos há nove meses quando Elena declarou que Jeremy era a única coisa que a mantinha sobe controle – porque, afinal, o programa é The Vampire Diaries e a série nunca perde a oportunidade de fazer que seus personagens fiquem desesperados ou arruinados. O elenco já havia revelado em diversas entrevistas que a morte de Jeremy seria permanente, então o episódio Stand By Me talvez pudesse ser uma perda de tempo já que tratava a respeito de salvar alguém que já sabíamos que não voltaria… mas eu estava errada.

Quando combinados os talentos de Julie Plec e Nina Dobrev, tudo se torna possível; e Stand By Me foi inegavelmente o melhor episódio até agora; provando que os pontos fortes de The Vampire Diaries se concentram nas ligações emocionais e nos laços familiares, e não em flertes românticos ou quem vai ser ou não a isca da vez. 

1. Nina Dobrev é um talento. Eu seria negligente se não tratasse isso como prioridade na lista de assuntos. Quem diria que a mãe adolescente mais irritante do Degrassi iria crescer para fazer isso? Elena foi totalmente exposta desde a sua determinada teimosia esperando que Jeremy acordasse até o seu rosto contorcido e horrorizado lamentando quando finalmente aceitou os fatos. Com os nervos à flor da pele, Dobrev trouxe todos os sentimentos de Elena a vida de forma tão vívida que era impossível não senti-los; quando subiram os créditos me senti categoricamente agredida. Se os grandes prêmios realmente reconhecem a CW, então este desempenho é digno de nota para eles.
2. Elena desliga a sua humanidade. Mesmo como vampira, Elena tem representado a humanidade da série. Enquanto sua seriedade muitas vezes pode ser irritante, ser sempre condoída e cheia de compaixão foi o que manteve o seus amigos nos trilhos. Com Katherine de volta à espreita, Elena terá que se desconectar do núcleo de sua personagem, o que será particularmente interessante e, apresentará um novo desafio a Dobrev. Também será curioso porque, presumivelmente, um vampiro sem humanidade pode não ser capaz de amar da mesma maneira, pelo menos não com a mesma intensidade, e isso pode ser muito debilitante para o romance com Damon.

3. O maldito vínculo. Nesta temporada, houve muita discussão entre os fãs de The Vampire Diaries a respeito da influência ou da falta de influência de Elena. O descontrole sobre certos aspectos de sua vida não é necessariamente um problema para mim, como espectadora, embora entenda isso como uma metáfora do que o amor pode fazer a uma pessoa, especialmente se for um jovem enfrentando turbulências pessoais. Neste caso, o programa é um ótimo contador de histórias. Nos impede de precisar de um salto no tempo para que Elena se cure completamente da dor.

4. Irmãos. Ver Elena perder Jeremy fez Stefan e Damon lembrarem de que, apesar de tudo, têm sorte de terem um ao outro. Stefan vem guardando rancor de Damon por supostamente estar tirando vantagem do vínculo com Elena; Damon vem guardando rancor de Stefan por ele não ser o amigo que ele gostaria que o irmão fosse. Mas eles ainda têm um ao outro e o reconhecimento tácito disso foi um momento crucial na relação. Isso não significa que eles vão comprar uma beliche e começar um clube do livro juntos, mas mostra que enxergaram que é melhor serem aliados em vez de concorrentes.

5. Por ora, Tyler continua desaparecido. Foi devastador ouvir Caroline suplicar que Tyler ligasse para ela. Ele prometeu esquecê-la se não encontrasse uma maneira de se livrar de Klaus, mas não de ignorá-la imediatamente e desistir em 24 horas. Que pena. Mas tenho uma boa notícia para os entusiastas de Forwood: o clamor gerado pela saída subestimada e anticlímax de Michael Trevino parece ter tido um impacto sobre os escritores da série. Eles mudaram de ideia! Posso revelar que, ainda nesta temporada, ele voltará para dividir mais um momento crucial com Caroline. Seus pedidos foram ouvidos!

6. Silas é Shane! Mais ou menos? Já vimos as bruxas fazerem mágicas com sangue e trocas de corpos em The Vampire Diaries, mas nunca vimos alguém personificar totalmente outra pessoa. E isso é uma boa maneira de mostrar, logo de cara, o poder incomparável de Silas; e também para aproveitar melhor a atuação de David Alpay. Esperamos que Rebekah consiga levar essa importante informação a Mystic Falls o mais rápido possível.

7. Bonnie é uma má notícia. Humpf. Se eu tinha uma aflição em relação ao episódio, o nome dela era Bonnie. Acredito que logo será revelado que Silas usou algum tipo de persuasão mágica para transformar Bonnie em uma seguidora inerte, afinal nesta temporada vimos a bruxa se tornar mais forte e mais inteligente e foi frustrante vê-la regredir. Mesmo Elena conseguiu perceber imediatamente que sacrificar 12 pessoas e levantar todos os monstros mortos para salvar Jeremy não era opção; mas por que Bonnie foi tão facilmente convencida do contrário? Pareceu fácil demais. Dito isso, estou intrigada com a ideia de uma Bonnie má e percebo que a morte de Jeremy pode ter sido o gatilho.

8. Senhoras e senhores, Matt Donovan. Me senti particularmente justificada neste episódio, porque por anos tenho afirmado que Matt Donovan é sensacional. Um dos meus momentos favoritos da série foi quando Matt desmoronou nos braços de Elena ao saber da morte de Vicki e, em Stand By Me, ele fez exatamente o mesmo por ela mantendo-se forte quando ela estava devastada. O lado humano da tragédia veio à tona quando ele a levou para o lugar em que o irmão passou boa parte da adolescência e quando Matt desabou sozinho em sua caminhonete. Um adolescente morreu. Um garoto que gostava de desenhar, jogar Xbox e, ocasionalmente, fumar maconha; que tinha acabado de consertar a sua vida. Matt apareceu para nos lembrar que, em seu coração, Jeremy não era um caçador poderoso, mas apenas um garoto.

9. O fim da casa dos Gilbert. A casa consumida pelas chamas marca o fim de uma era em The Vampire Diaries. Elena literalmente não pode mais voltar para casa. Provavelmente não foi uma má ideia queimar o lugar; porque, apesar de tudo, todas as pessoas que já viveram na casa morreram. O que é muito agourento. Ouvi dizer que Elena oficialmente irá se mudar para a casa dos Salvatore… de novo. E mesmo com o momento fraternal entre Stefan e Damon, provavelmente com Elena morando na mesma casa, as coisas não vão ficar fáceis, principalmente para Stefan.

10. Adeus, Jeremy. Créditos para Steven R. McQueen pela excelente atuação ao longo dos quatro anos. Jeremy mudou e cresceu lindamente. Nós vimos ele experimentar o amor e a perda, o sacrifício e o triunfo, e os percalços o tornaram mais forte. O trabalho que McQueen desenvolveu nesta temporada tornou-se visível – e não estou falando apenas de seus braços. Todos vamos sentir sua falta.
Créditos: VDW

Nenhum comentário:

Postar um comentário