sexta-feira, 10 de março de 2017

Julie Plec explica por que ela e a equipe decidiram terminar The Vampire Diaries

Nas palavras da própria Julie Plec:
Em 8 de fevereiro, depois de oito anos e 171 episódios, terminamos a série de “The Vampire Diaries”. Enquanto a equipe e eu estávamos passando pela preparação e filmagem do último episódio, percebemos o quanto nossa experiência era rara. Não tínhamos sido cancelados; Nós não tínhamos o plug puxado – nós tínhamos escolhido dizer adeus.
Houve pelo menos uma dúzia de vezes desde o momento em que eu falei com o presidente da CW Mark Pedowitz e o chefe da WBTV Peter Roth junho passado, quando eu duvidei da escolha. Meu melhor amigo, que ama o show, ficou legalmente zangado comigo quando lhe contei as novidades. Os escritores ainda estavam arrancando os cabelos para ver se uma temporada nove era realizável. Algumas pessoas do elenco estavam prontas e dispostas a continuar. Nossa equipe – muitos dos quais haviam estado conosco durante a maior parte dos oito anos – continuariam para muitos outros.
Então por que terminar?
A temporada oito veio, e nós enfrentamos obstáculos: contratos que expiram, fadiga criativa, oportunidades românticas gastadas, gênero esgotado, audiência baixa. Mas ainda não tinha certeza de que era hora de dizer adeus. O programa prospera na Netflix, com novos fãs o descobrindo todos os dias. As pessoas envolvidas, da rede e do estúdio até cada membro do elenco e da equipe, realmente gostam e confiam umas nas outras. Certamente, ninguém aprecia anunciar a conclusão de um trabalho que emprega centenas. (Em Atlanta não há falta de trabalho, felizmente – a maioria da equipe já começou seus próximos trabalhos.) Eu comecei a me perguntar se devemos tentar manter o show no ar como um pedaço de negócio.
Mas aqui está a coisa sobre fazer televisão: É uma máquina. Em um dia ruim, é um trem de corrida. É um jogo de sobrevivência. É um assalto implacável em sua sanidade, alma, amizades, auto-estima, fígado, paciência, bondade, fé na humanidade, pressão arterial, níveis de estresse, vida pessoal e sua capacidade de cuidar dos seus filhos e cuidar de algo, qualquer coisa, uma criança ou mesmo uma planta. É muito difícil.
Em um dia bom, há esse sentimento quando uma história vem junto, quando o esboço chega e você gosta dele, quando a reunião do tom lhe dá calafrios, quando o corte é grande. E, então, melhor ainda, quando você o coloca para fora no mundo e as pessoas se apaixonam por ele.
Ao pensar em nossas opções, lembrei-me que, sim, isso é um negócio, e, sim, é uma máquina, e, sim, eu sou uma engrenagem nessa máquina – mas é uma máquina alimentada pela arte. Faz uma declaração. Kevin Williamson e eu escrevemos um programa sobre perda e tristeza que acabou por ter vampiros nele. Nós tocamos pessoas com essa história, e talvez até ajudássemos as pessoas. Certamente ajudamos a nós mesmos. Este show tinha deixado uma marca no meu coração. Eu não queria arruiná-lo simplesmente porque eu estava com medo de deixá-lo ir.
Eu tinha visto séries amadas que nunca chegaram a escrever conscientemente seu último momento, filmar sua última cena, ou escolher como dizer adeus. Um show de longa duração deixa para trás um legado de contadores de histórias e sua relação com o público. Como um grupo, decidimos deixar a história tomar a decisão para nós. Se a história nos dissesse que era hora de ser feito, então nós ouviríamos.
Cerca de duas semanas no processo da temporada oito, nós escritores tivemos uma epifania coletiva: Em uma temporada sobre a condenação eterna versus redenção final, a melhor coisa que poderíamos fazer para os personagens foi trazê-los para um encerramento. Eles não mereceram ficar de frente com o pior mal e sair dele sem uma conclusão profundamente pessoal para suas jornadas. “The Vampire Diaries” é um drama serializado. Mereceu seu capítulo final.
Com a bênção de Mark e Peter, chegamos ao fim da jornada de cada personagem da maneira que queríamos. Kevin voltou para fazer o círculo completo da série. Nossa equipe tinha oito meses para planejar seu próximo trabalho. Nossos atores começaram a filmar suas últimas cenas como os personagens que eles encarnaram para uma média de 25% de suas vidas, e derramamos lágrimas enquanto celebramos cada cena final. Nós brindamos cada set, cada cena, cada carro de fotos. Nós seguramos as mãos quando declaramoso final. Tivemos o nosso encerramento. E nossos fãs tiveram uma temporada inteira para dizer adeus. Como nós trouxemos o nosso negócio a um fim, todos nós temos de ser artistas e seres humanos. E foi lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário