terça-feira, 18 de junho de 2013

IAN SOMERHALDER EXPRESSA SEU PONTO DE VISTA PARA UMA MUDANÇA AMBIENTAL

Há alguns dias atrás, o Ian respondeu algumas perguntas feitas pelos fãs no Dia Mundial do Meio Ambiente. Confiram a matéria abaixo com o que o ator falou sobre o assunto:




Com sua maneira especial de observar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a estrela de Hollywood e Ativista Ambiental, Ian Somerhalder trabalhou como Especialista do dia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) de 3 a 5 de junho. A resposta foi simplesmente avassaladora com mais de 500 perguntas recebidas pelotwittersite e e-mail. Aqui está o resumo de uma seleção de questões que o Ian respondeu como nosso especialista.
Você acredita que os alimentos industrializados podem ajudar a reduzir o desperdício?
Graça Lemos
Graça – veja este pequeno vídeo chamado “Waste”. Ele fala tudo sobre o sistema de alimentos industrializados e há ainda uma versão em português do Brasil! Os links estão abaixo;
Português: http://youtu.be/hHQ-KVza6Y4
Inglês: http://youtu.be/VaouOWx3Bmo
Alemão: http://youtu.be/RukR368mQ84
Espanhol: http://youtu.be/nmNCIacPfUI
Francês: http://youtu.be/r38-avOWeEE
Chinês: http://youtu.be/ddn7aliwRl0
Russo: http://youtu.be/URtU2pz8D5Q
Árabe: http://youtu.be/nBUeUUvEuGg
Caro Ian: Imagine que você conhece uma fada (sim, isso poderia acontecer) e ela lhe concede três leis aprovadas por todos os membros das Nações Unidas de proteção ao meio ambiente. Quais seriam essas leis? Grata pela atenção e obrigada ao PNUMA por fazer isso.
Maria
Querida Maria, realmente gostei da sua pergunta. Obrigado por ser tão criativa e sim, eu queria que isso pudesse acontecer… eu diria que um acordo unânime e obrigatório para as metas de redução de carbono seria um bom começo. Depois disso, sabendo-se que a preservação e proteção dos animais é algo muito importante e intrínseco a mim, tentaria chegar ao Conselho de Segurança para intervir e ajudar a deter a caça aos elefantes e rinocerontes na África. E por fim, pediria melhores formas de resolver conflitos no mundo já que eles são devastadores para as pessoas e para o meio ambiente.
Depois de todo o dano feito no ambiente, o que você acha que podemos fazer para ajudar a virar o jogo?
@OriginalTV89 @bedell63 through #AskIan
Todos e cada um de nós precisa procurar ser um consumidor mais consciente e tomar decisões que sejam de menor impacto. Temos muito poder se usarmos nosso dinheiropara dizer as empresas o que exigimos delas quando se trata de responsabilidade social corporativa e de suas práticas de negócios. Escolha empresas que estão inovando no espaço ambiental.
Ser um ambientalista às vezes é difícil. Ao falar sobre o meio ambiente com algumas pessoas, elas não me levam a sério ou argumentam que estou sendo muito dramática. Como você lida com esse tipo de pessoa e como se mantém inspirado para continuar lutando?
Katie Hall @Katie6232
Querida Katie: Nossa, entendo totalmente o que você quer dizer. Algumas pessoas reviram os olhos e pensam “abraçadores de árvores”. Aqui vai o segredo: quando você se deparar com um desinteresse de raciocínio lógico, que tal encontrar algo que eles possam relacionar?
Por exemplo, talvez um indivíduo em particular não pareça estar preocupado com o nosso planeta, faça perguntas, quem sabe ele não está focado na economia? Em seguida, mostre sua paixão relacionando-a com economia. As pessoas muitas vezes se abrem quando têm ideias correlatas. Quando você tenta aprender mais sobre o que cria resistência na psique das pessoas, então você se torna capaz de não apenas mostrar suas ideias de forma que elas não criem tanta resistência, mas acaba aprendendo mais, e fortalecendo sua opinião sobre o assunto.
Você acha que as PESSOAS serão capazes de trabalhar JUNTAS para atingir objetivos ambientais, ou é apenas possível em GRUPOS ISOLADOS?
Zsuzsanna Farkasne Fisli
Oi Zsuzsanna :)
Acredito piamente que seremos capazes de trabalhar juntos e, sendo bem franco, não acho que há outra maneira. O poder dentro da raça humana não está na semelhança, mas na diversidade. Acho que estamos aprendendo a mudar nosso modo de pensar entendendo que aproveitar a diversidade é o modo de fazer surgir soluções mais sustentáveis.
Diversidade não só no pensamento, mas na idade! Algumas das MELHORES ideias que tenho lido, ouvido ou experimentado vêm de crianças a partir dos 5. Nossa juventude pensa de forma flexível, e quanto mais cedo se aprimorarem em seu milagroso poder cerebral mais rápido vamos aprender a nos unirmos. Basta compartilhar alguns fatos simples sobre o desperdício de alimentos com um grupo pré-escolar, e perguntar o que ELES acham que deve ser feito a respeito disso, e posso garantir, você vai se surpreender com a força coletiva.
Como a família ISF pode ajudar o Ian a ajudar o PNUMA? Há possibilidade de um relacionamento oficial entre o PNUMA e a ISF no futuro? Em sua opinião, quais são os projetos mais importantes que o PNUMA dirige ou está envolvido?
Hura Naghizade @hybridgirl15
Oi Hura:
Ótimas perguntas. Sendo o PNUMA a voz oficial sobre questões ambientais no âmbito do sistema das Nações Unidas, estou muito animado em descobrir o que podemos conseguir com essa colaboração! Na ISF estamos todos ansiosos em testemunhar o que se desenvolve a partir de nosso atual foco sobre Resíduos de Alimentos e o que aprendermos vai nos ajudar a moldar o nosso futuro em parceria com o PNUMA.
Por favor, como sempre, envie à ISF seus pensamentos, sugestões e ideias! A família ISF pode ajudar a apoiar o trabalho do PNUMA tomando medidas no Dia Mundial do Meio Ambiente. Tweet seu apoio para o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em seguida, diga ao mundo que medida você escolheu que vai mudar o seu comportamento em relação ao desperdício de alimentos.
A obesidade infantil é um problema enorme em todo o mundo, há algo que podemos fazer para ajudar estas crianças, não só em casa, mas envolva toda a sociedade e que os faça conscientes sobre as implicações disso em seu futuro? Fato é que a população de modo geral prefere comer comidas sem qualidades nutritivas (junk food) e dormir a se alimentar de forma saudável e fazer exercícios acarretando grandes problemas. O que você pode sugerir aos governos para criar hábitos saudáveis ​​na população? Sendo uma pessoa famosa e ativista, você acha que as pessoas veem em você um modelo a seguir para cuidar do planeta e viver uma vida saudável, especialmente os mais jovens? Obrigado.
Katika Torrijos
Obrigado Katika por suas perguntas.
Nossa relação com a comida mudou aproximadamente nos últimos 60 anos, mas não acho que a resposta está apenas na obesidade infantil. Acredito que em parte o problema seja “holístico” e que se sobrepõe ao emaranhado de todos os aspectos de nossa existência. Parece que criaram esse conceito dentro da mente humana de que somos o animal superior, que podemos ter o que queremos e que nossas escolhas são apenas nossas.
No entanto, nada disso está correto. Nós não somos superiores e se fôssemos facilmente reconheceríamos que toda vida, incluindo plantas, deveria ser reverenciada. SE fôssemos superiores saberíamos que qualquer ação que tomamos impacta em nossos companheiros desde seres humanos a insetos. Facilmente notaríamos que quando fazemos escolhas elas impactam em todas as formas de vida neste planeta. Compreender verdadeiramente isso ajudaria as crianças a reconhecer que, apesar de serem pequenos, não poderem votar (ainda), eles também podem afetar o nosso planeta de várias maneiras. Eu acho que a maioria das crianças naturalmente escolheria compartilhar, e veríamos uma mudança na forma como as crianças vivenciam o seu papel na evolução da sociedade. Há uma ótima TEDTalk sobre esta questão feita por Ellen Gustafson chamada Obesidade + Fome = 1 problema mundial de alimentos:
http://www.ted.com/talks/ellen_gustafson_obesity_hunger_1_global_food_issue.html
Ian, adoro o seu trabalho dentro e fora da tela. Você é um ótimo modelo para as pessoas de todas as idades, bem como uma inspiração. Você faz o seu trabalho parecer fácil quando, na verdade, tenho certeza que deve trabalhar incansavelmente dia após dia. Tenho duas perguntas, se você não se importar. Primeiramente, em que momento da sua vida você decidiu que essa era a maneira que queria contribuir para a sociedade?
Em segundo lugar, se você não fosse famoso ainda tentaria ser tão apaixonado como é pelo planeta Terra e por todos os animais?
Por favor, continue com o trabalho, porque este mundo precisa de mais Embaixadores da Boa Vontade como você! Ah, e você também tem meu voto para o Sr. 50 Tons de Cinza. ;-)
Obrigada pelo seu tempo.
Brandi Lucas
Querida Brandi:
1ª pergunta – Acredito que já esclarecemos isso na pergunta anterior. 2ª pergunta – Embora sinta que minha posição privilegiada no mundo do entretenimento tem me dado a oportunidade de atingir mais pessoas e a incentivar mais vozes, tenho certeza que sem esse privilégio ainda estaria trabalhando profundamente nas trincheiras, continuamente abastecido pela minha paixão pelo meio ambiente.
A minha ligação com o planeta e pelos animais não é algo totalmente racional, não é fundado numa série de pensamentos intelectuais, quantificáveis. Nosso solo, rios, correntes de vento me criaram.
Todos os elementos compreendem o meu corpo físico. Eu não acho que poderia me separar dele mesmo que tentasse. Não importa o que eu fizesse, certamente seria chamado para a ação, que é elementar e, inegavelmente, está em minha natureza.
Como as pessoas podem fazer a diferença? Qual é a primeira coisa que você sugeriria fazermos para tornar o nosso ambiente um lugar melhor?
@cassyzas @emily_esy1990 @hanasobocan @Sarah_likeOMG @KellyDLz @whosthatzombie @katikwilight @Hedder89 @KanyAngela @bedell63 @OriginalTV89 @Toby_Bruce @delenamypride @LeashAWR @cassyzas @tobreatheagain8 @mysmolderholder @juuhportilla @ThaisDobrev @ameliamurrayx @johnston76465 @​​LaurenW26228100 @lamuzelle @k4rolink4 @AngelaPetrucci @ISF_Scandi @78Gdeborah @irina_sf @SerenaMploss @SturmSusi @LOVETVBADLY @mimabessa #AskIan
Obrigado a todos por esta pergunta!
Uma vez que estamos focados no Desperdício de Alimentos que representa as principais ameaças ao nosso meio ambiente, vamos começar por aqui:
http://unep.org/wed/infomaterials/downloads/posters/A-Z-Foodwaste-Poster_en.pdf
Como as empresas verdes podem obter ajuda de PNUMA?
@ISF_Vancouver #AskIan
Meus colegas do PNUMA responderam essa para mim! O PNUMA tem sido pioneiro na contribuição do conceito de “economia verde” e há muitos estudos de caso para ajudar as empresas a adotar práticas e estratégias que irão ajudá-los a fazer parte desta transição para uma Economia Verde. O PNUMA define assim:
Para os efeitos da iniciativa da Economia Verde, o PNUMA tem desenvolvido uma definição de trabalho de uma economia verde como aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e da equidade social, reduzindo significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser considerada como de baixa emissão de carbono, utilização eficiente dos recursos naturais e socialmente inclusiva.
Em termos práticos, a economia verde é aquela cujo crescimento da renda e do emprego é impulsionada por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e poluição, aumentam a energia e eficiência dos recursos e evitam a perda de biodiversidade e serviços do ecossistema. Esses investimentos precisam ser catalisados e apoiados por despesas, reformas de políticas públicas específicas e mudanças na regulamentação. Este caminho de desenvolvimento deve manter, aprimorar e, quando necessário, reconstruir capital natural como um ativo econômico crítico e fonte de benefícios públicos, especialmente para os mais pobres, cujo sustento e segurança dependem fortemente da natureza. Veja este link para mais informações sobre o que significa uma Economia Verde para as empresas:
http://www.unep.org/greeneconomy/AboutGEI/FrequentlyAskedQuestions/tabid/29786/Default.aspx
Qual é o seu papel como Embaixador da Boa Vontade do PNUMA e quais foram os projetos realizados pelo PNUMA que o levaram a assumir essa causa?
@JennVBoise @csi89grl @ISF_Vancouver ISF_inspired #AskIan
Olá,
O PNUMA é a voz global para o meio ambiente dentro do sistema das Nações Unidas. Eles pediram meu apoio para amplificar mensagens que dizem respeito as questões que identificaram como sendo mais críticas na movimentação de nosso mundo em direção a uma “Economia Verde”. Eu me envolvi com o Dia do Mundial do Meio Ambiente do PNUMA alguns anos atrás quando os Embaixadores da Boa Vontade, Gisele Bündchen e Don Cheadle, desafiaram-se para ver quem conseguia reunir o maior número de atividades para este dia. Eles me pediram para se juntar a eles no Desafio do Dia Mundial do Meio Ambiente e foi o que fiz!
Ian, não vou fazer nenhuma pergunta, mas gostaria que você desse dicas de como posso ajudar no meu cotidiano para o bem-estar do planeta. Sou do Brasil e moro em Pernambuco (Recife). Não posso ir à convenção em São Paulo, pois vou estar estudando (sou estudante de técnico de enfermagem), mas tenho certeza que você será muito bem recebido pelos brasileiros. Seja bem-vindo ao meu país, beijos.
Katia Surama
Querida Katia: Obrigado por esta pergunta. Sei que muitas pessoas estarão ansiosas para saber mais sobre isso. Já que estou focando o desperdício de alimentos no meu trabalho com o PNUMA, e que nosso comportamento causa impacto negativo sobre todos os aspectos dos recursos naturais do planeta, eu gostaria de direcioná-lo para nossas Dicas de Desperdício de Alimentos de A – Z:
http://unep.org/wed/infomaterials/downloads/posters/A-Z-Foodwaste-Poster_en.pdf
Para mais dicas ambientais você pode visitar este link:http://www.unep.org/wed/2012/A%2DZ/
Hoje, somos mais de 7 bilhões de pessoas na Terra. Cerca de 9 bilhões em 2050!
- Falta energia e comida. A ciência fez grandes progressos, mas há desigualdades; assim, como poderá: alimentar os seres humanos e preservar o meio ambiente com áreas naturais para a vida selvagem?
- O homem é muitas vezes a causa das alterações no ambiente e a cada nova invenção, modificação, há alguma consequência para o ecossistema. Como garantir que as novas evoluções não tenham efeito negativo sobre as gerações futuras.
- A mudança climática traz consequências a fauna e a flora – transforma o nosso ambiente. Devemos procurar reestabelecer o equilíbrio (se isso é mesmo possível) ou devemos nos adaptar e administrar essas mudanças recriando um novo ecossistema?
Espero que você possa responder a essas perguntas, ou abrir uma nova discussão, uma reflexão sobre a evolução, transformação e mudanças em nosso ambiente.
Bom dia, Saudações
Catherine Dubois
Obrigado pelas perguntas tão instigantes! Meu trabalho com o PNUMA deste ano está focado no desperdício de alimentos global, que se relaciona diretamente com cada uma de suas perguntas. A utilização dos recursos naturais para a nossa produção de alimentos é muito chocante quando você PENSA sobre isso – o uso de água doce, as enormes quantidades de terra limpa necessária para a agricultura e pastagem (por favor, visite o http://www.savoryinstitute.com e conheça mais sobre o incrível trabalho de Allan) e a energia para o transporte de alimentos que está sendo usada ao redor do mundo para fornecer frutas e verduras fora da estação apenas por capricho. E depois há as necessidades de escoamento de nossos resíduos alimentares para lixões, barcaças que flutuam em torno de pilhas de lixo que ninguém quer, manchas de lixo plástico não degradável sendo criadas no oceano, as emissões maciças da decomposição de restos de alimentos em aterros sanitários e os bilhões de dólares necessários para o processamento do lixo. Imagine que a cidade de Nova York produz 3 milhões de toneladas por ano de resíduos residenciais e comerciais que deixa a cidade e vai para aterros sanitários em todo o país, a um custo de mais de 250 milhões de dólares. Nenhuma área fica de fora quando se trata das implicações do desperdício de alimentos. Nós temos as ferramentas para começar a planejar uma melhor maneira de utilizar nossos alimentos tanto individualmente como do ponto de vista das empresas. A campanha Pensar.Comer.Conservar pretende sensibilizar sobre estas questões, para podermos ser consumidores e empresas mais inteligentes. Cada ação que tomamos para este esforço irá impactar diretamente em todos os pontos que você mencionou e, ao contrário de algumas mudanças que podem parecer assustadoras, os hábitos de desperdiçar alimentos são muito fáceis de mudar. Dê uma olhada em: http://www.thinkeatsave.org
Caro Ian e equipe,
Gostaria de saber quando você decidiu que queria se dedicar a beneficência? Houve um momento significativo ou algo te levou a criar a ISF?
Desde a criação da ISF, qual tem sido a maior conquista para você? O seu trabalho é muito admirável. É revigorante ver uma celebridade usando seu poder para ajudar o planeta em vez de endossar a própria imagem para seu benefício e lucro. :) Continue com esse trabalho incrível!
Com carinho, Zoe
Zoe K
Obrigado Zoe!
Minha maior realização? Já ajudamos a proteger centenas de hectares de terras do desmatamento, estabelecemos um Programa de Escolas Verde no estado da Califórnia, e criado mais de 90 grupos de apoio internacional para ajudar a expandir o nosso trabalho em todo o mundo. Todos os dias, encontramos pessoas incríveis e dedicadas que nos inspiram a nos envolver com muitos problemas ambientais. Meu papel no PNUMA agora está me permitindo amplificar o bom trabalho que já é realizado pela equipe ISF e em assumir novas áreas que foram identificadas pelas Nações Unidas como principais prioridades, como resíduos alimentares.
Neste ano, o Dia do Mundial do Meio Ambiente tem como tema o não desperdício de comida. Crescendo em Mississippi, meus pais, tios, vizinhos, todos tínhamos grande jardins e animais que produziam ovos/leite. Você é um pouco mais jovem do que eu, mas deve se lembrar da família/vizinhos produzindo seu próprio alimento e se chegou a participar dessas atividades?
N.L. Staten (Estados Unidos)
Mas é claro! Me recordo com carinho viver da nossa terra quando era criança e o senso de conexão e gratidão que sentia pelo que ela produzia para a minha família. Hoje em dia, muitas crianças só consomem alimentos comprados nos supermercados, sem qualquer entendimento ou conexão com o processo, o trabalho, a vida e a beleza da criação. Há uma lição valiosa em cultivar o alimento desde a semente à mesa que só podem ser aprendidos se colocarmos as mãos na terra. Qualquer um que tenha lido isso e tentado cultivar sua própria comida, sabe que demanda empenho, esforço e cuidado que são todos elementos que as crianças deveriam interagir. Isso se correlaciona diretamente à forma como eles desenvolvem a sua percepção de vida. Se você ainda não tiver cultivado o seu próprio alimento, eu o incentivo a tentar! O que você irá experimentar vai mudar a sua percepção da alimentação, desperdício de comida, bem como o impacto que os resíduos de alimentos podem criar.
Créditos: Taty – VDW

Nenhum comentário:

Postar um comentário