domingo, 18 de março de 2012

Ian Somerhalder trabalha por mudanças ambientais através de sua fundação

                                                                      
Embora Ian Somerhalder seja mais conhecido por morder pescoços e partir corações como Damon Salvatore na série “The Vampire Diaries”, a sua maior paixão é pelo planeta. Depois de testemunhar a devastação do vazamento de óleo no Golfo em 2010, ele criou a Ian Somerhalder Foundation (ISF) em dezembro de 2010 para a conscientização sobre questões ambientais, levantar fundos e mobilizar as pessoas a agir.
Hoje, a organização está envolvida em campanhas em todo o mundo focando em tudo, desde poluição à crueldade animal. MNN conversou com Ian sobre o seu trabalho com o meio ambiente, como ele é “do verde” no set de “The Vampire Diaries” e como você pode se envolver com a fundação dele.
MNN: O que te inspirou para começar com a ISF?
Ian Somerhalder: O que não me inspirou a criar a ISF, é mais parecido com o que aconteceu. Eu sempre compreendi a natureza da interconexão com todas as coisas vivas. Cresci na área rural de Louisiana, e tive a sorte de experimentar a magnitude da natureza em primeira mão. Eu criei grandes e significativas relações com ambas, as grandiosas demonstrações de vida, bem como as mais preciosas e pequenas.
Enquanto isso continuava fazendo parte das minhas crenças e meu estilo de vida, o verdadeiro ponto de virada foi o vazamento de óleo no Golfo. Assistindo a pequena parte da Terra que eu chamo de casa sucumbir em larga escala, a devastação feita pelo homem, me inspirou a usar minha voz para uma mudança imediata em todo o mundo. Antes que eu percebesse, minha voz foi acompanhada pelo eco de vozes de uma família que eram igualmente apaixonados e determinados a curar, proteger e honrar o planeta e todas as suas criaturas. Essas poderosas vozes são a família ISF.
MNN: Quais são alguns dos maiores desafios que o planeta enfrenta hoje?
Ian Somerhalder: Cada um de nós poderia facilmente listar um milhão de desafios enfrentados pelo planeta, mas na ISF acreditamos que uma fundamental compreensão tem a capacidade de catalisar a infinitas possibilidades. É a compreensão de que não estamos separados da natureza. A natureza é um ser interdependente que se expressa através de nós.
Quando as jovens crianças pensam sobre a poluição do ar, elas tendem a pensar que está “lá fora”. Não é. Está em nós, está “aqui”. Quando despejamos lixos tóxicos em nossos rios, é como se estivessemos despejando lixo em nossa corrente sanguínea. Quando devastamos as florestas, nós literalmente estamos desmatando nossos próprios pulmões. Nada do que fazemos é realmente fora de nós. Imagine um mundo onde os jovens consigam assimilar isso.
MNN: Que papel desempenham os jovens na ISF?
Ian Somerhalder: A ISF aborda questões ambientais, com o único grande recurso global subutilizado: a juventude. Nossos jovens são mais inteligentes, mais criativos e compreendem conceitos muito maiores do que nós lhes damos crédito. O potencial da tecnologia criou uma oportunidade para que eles se tornem um poder coletivo. A ISF vê o que os nossos jovens são capazes de produzir, mas também vemos que eles precisam de ajuda, razão pela qual este ano estamos tão entusiasmados para desenvolver a orientação e habilidades de que eles necessitam através de nosso Programa de Desenvolvimento da Juventude.
Há uma nova geração de empreendedorismo social lá fora, e alguns deles são tão jovens, de apenas 7 anos de idade. Eles têm a capacidade de perceber as coisas sem medo, limitações e “caixinhas”. Isto permite que eles se joguem em frente e criem idéias excepcionais que impactam positivamente o mundo. Através deste processo, eles obtêm a sabedoria que muitos adultos ainda não possuem. Estamos realmente ansiosos para lançar nossos programas de treinamento de desenvolvimento dos jovens.
MNN: Como você trabalha com a equipe ISF?
Ian Somerhalder: Temos uma equipe muito talentosa de pessoas e mais de 50 voluntários profundamente autênticos e imensamente talentosos que compartilham suas habilidades com a nossa paixão. Eu simplesmente não conseguiria alcançar nada sem o apoio e talento sem fim deles. Somos um espírito coletivo e o papel que eu tenho não é mais importante do que o papel de qualquer um outro.
Somos uma equipe muito especial. Não somos formais. Quando nos reunimos em torno de uma idéia, ela evolui organicamente através de cada um de nós abastecendo o nosso interior. Estamos entorpecidos com a criação de soluções e, mais especificamente, as táticas. O resultado é uma entidade coletiva que é abastecida pela igualdade, paixão e valores. É realmente especial e continuamente me surpreende.
MNN: Que campanha você está trabalhando atualmente?
Ian Somerhalder: Nós acabamos de lançar Let ‘s Get Dirty, uma iniciativa de limpeza que tem como objetivo estimular os grupos e organizações para limpar o estado da Califórnia em um dia. Estamos em parceria com organizações incríveis que realmente compreendem o poder da real colaboração: Heal the Bay, Earth Echo and the California Coastal Comission. Sem falar as mais de 2.000 escolas da Califórnia! O “Clean Up” em si vai acontecer dia 21 de abril. Estamos entusiasmados para nos juntarmos e sujarmos!
MNN: MNN assistiram o seu evento para levantar fundos em Atlanta, o Empoweresque. Como isso impactou a ISF em termos de envolvimento e sensibilização?
Ian Somerhalder: O Empoweresque foi uma grande festa! Nós encontramos grupos e voluntários da ISF – alguns pela primeira vez pessoalmente, depois de trabalhar uns com os outros durante meses! O evento não só nos permitiu ter uma celebração coletiva, mas também ajudou a criar laços e profundos entendimentos que nós forjamos mais paixões coletivas. Ao receber mais de 1.000 pessoas no nosso primeiro evento, aprendemos muito!
MNN: Como você e suas co-estrelas são do “verde” no set de ‘The Vampire Diaries’?
Ian Somerhalder: Ser do “verde” não começa com a realização de atos “verdes” – ela começa com uma mudança de consciência. Esta mudança permite que você reconheça que a cada escolha que você faz, você está votando a favor ou contra o tipo de mundo que você deseja ver. Todos os membros do nosso elenco apoia uma variedade de organizações incríveis e cedem seu tempo e paixão para as causas que os mobilizam. Quando você assume isso como uma maneira de ser, suas escolhas se tornam mais fáceis. Usando uma garrafa de água reutilizável, reciclando e fazendo escolhas diárias de consumo conscientes são apenas algumas das maneiras que nosso incrivel elenco faz para ser do “verde”.
MNN: Como as pessoas podem se envolver com a ISF?
Ian Somerhalder: Visitem o site http://www.isfoundation.org/ e encontre a sua maneira de se conectar, inspirar e fazer mudanças

Créditos: NIANfans

Nenhum comentário:

Postar um comentário