quinta-feira, 14 de maio de 2015

Nina Dobrev e Julie Plec se despedem de Elena Gilbert



Por seis temporadas, Elena Gilbert tem sido o coração de The Vampire Diaries. De sua épica história de amor com Stefan Salvatore até sua morte – e sua subsequente épica história de amor com Damon Salvatore – ela tem sido o centro de tudo. E a atriz Nina Dobrev tem sido ainda mais importante para a série, ao assumir personagens múltiplas graças a história das doppelgangers de Elena. Tivemos Katherine PierceAmara, eThe Originals também contou com a presença de Tatia.
Mas agora, tudo isso chegou ao fim, com Nina se preparando para deixar TVD para explorar novas aventuras. E embora a série vá continuar sem ela – como todos nós sabemos, você não precisa de um coração batendopara viver em Mystic Falls – com certeza sua falta será sentida.. e não apenas pelos Salvatores.
EW conversou com Nina e com a produtora executiva de TVDJulie Plec, sobre a jornada que levou Elena de uma inocente humana a uma vampira poderosa, e agora, a transformou de novo em (uma bem menosinocente) humana.
Escolhendo Elena
Julie Plec: Tivemos duas cenas [de audição]. A primeira era encontrar Stefan no cemitério e depois arrastar Jeremy até o banheiro e dizer “Não seja essa pessoa” por ela tê-lo encontrado com os olhos lacrimejados. A parte mais engraçada da história sobre a primeira impressão de Nina é que ela não causou impressão nenhuma. Nenhum de nós se lembra de tê-la visto pela primeira vez. E então ela, junto com seus agentes e diretores de casting disse, “Ei, ouçam – eu estava doente naquele dia, não consegui mostrar meu melhor trabalho, e eu realmente quero muito esse papel.” [Ela] gravou algumas cenas, nos enviou e foi tão mágico e perfeito que ela basicamente conseguiu o papel naquele mesmo instante.
Nina: Na verdade, esse foi meu  primeiro piloto de série. Eu tinha acabado Degrassi, e resolvi me mudar para LA e me arriscar. Fui em frente e acabei conseguindo um papel em um filme que seria filmado no Canadá, então tive que voltar para lá. Eu fiz o teste através de uma filmagem porque não me senti confiante sobre minha primeira audição, e graças a Deus eu consegui. Como canadense, e vivendo na fronteira do norte, foi a única forma que encontrei de conseguir um trabalho nos Estados Unidos. Devo dizer que 80% dos trabalhos que já consegui foram através de filmagens. Você faz a filmagem, faz o teste, e eles a enviam para você. Algumas vezes, eles te encontram para fazer uma leitura ou para te conhecer, mas na maior parte das vezes, tudo se resume às fitas enviadas.
Lendo o script
Julie Plec: Procuramos muito para escolher Stefan e Damon. Então ela fez a leitura do script após termos feito o mesmo com vários atores. Paul [Wesley] e Ian [Somerhalder] vieram depois. Paul fez uma audição de 15 minutos, e Ian praticamente apareceu do nada.
Nina: Ai meu Deus. Eu não consigo me lembrar quantos caras eram, mas tinha, no mínimo, onze deles. Talvez até tenham sido mais, e eu estou apenas tentando me esquecer de alguns deles. [Risos]. Foi o dia mais longo de todos e eles eram todos muito diferentes. Eu já tinha conseguido o papel, então todos eles tinham que ter química comigo. E todos estavam tentando, mesmo, ter química comigo. O único que não estava se esforçando tanto, que sequer conversou comigo a não ser quando estávamos filmando,  foi Paul Wesley – então é muito engraçado pensar que ele fez a coisa certa. O cara realmente conseguiu o papel.
Filmando o piloto
Nina: Me mudei para LA, consegui o piloto, filmei o piloto, e então seguiram-se três meses em que você tem que se sentar e esperar. Eu voltei para LA, com o resto do elenco. Candice [Accola] e eu nos tornamos boas amigas a essa altura e tinha um quarto extra, então eu fiquei com ela por alguns meses. Toda manhã era muito estressante. Nós duas acordávamos e ficávamos tipo, “Você recebeu algum email? Nenhum? O seu empresário não ligou né? Está sabendo de algo? Não? Fomos chamadas novamente? Talvez eles não tenham gostado [de mim]. Eles com certeza não gostaram de mim. Eles vão fazer outra audição.” Nós duas ficávamos dizendo as coisas mais ridículas, e estávamos tão paranoicas e inseguras, que achávamos que não seríamos chamadas, e que a série não seria escolhida, ou algo assim. E então, finalmente, o que esperávamos aconteceu, e foi realmente um sentimento muito bom.
Julie Plec: Minha maior lembrança de Nina no piloto? Eu tenho duas: A primeira é de quando ela está sentada perto da janela no final do episódio e Stefan aparece do lado de fora, e ela corre e abre a porta e olha para ele. E todo esse momento é tão cheio de química e romance. Quando ela o fez pela primeira vez, seu olhar era tão puro e bonito, e tão épico, que eu disse para ela, “Você tem 20 anos, como sabia o que fazer naquele momento?” e então ela me respondeu “Bem, você disse que via o relacionamento dos dois como o dos personagens de The Notebook (O Diário de uma Paixão), então eu te dei The Notebook.”[Risos] E eu pensei, “muito bem garota, excelente!”
Nina: Eu amo The Notebook, e eu conheço uma história de amor épica quando vejo uma, e senti que Elena e Stefan também tinha um amor épico. Você sabe como é, quando se apaixona pela primeira vez, o que cada pessoa sente quando isso acontece? É um brilho único que você vê nos olhos das pessoas. Eu senti isso, e já tinha me apaixonado antes, então queria ter certeza que foi algo épico… da mesma forma que foi em The Notebook. [Risos]
Julie Plec: E o outro [momento] de que me lembro, é, com certeza, o de que havia uma regra de que nenhum dos atores poderia fazer qualquer coisa que colocasse suas vidas em risco – e isso é uma cláusula padrão em qualquer contrato. E Nina encontrou uma brecha em seu contrato, e foi até ao set para me mostrar fotos do seu final de semana de Páscoa em Whistler, onde ela aparecia no topo de um enorme penhasco, com sua prancha de snowboard e seus amigos. E eu disse, “Você é uma garota ousada, tenho que te dizer isso. Apenas você encontraria a brecha que te permitiria fazer o que você quisesse.” [Risos]
Apresentando Katherine Pierce
Julie Plec: Kevin [Williamson] e eu não tínhamos decidido que Katherine e Elena poderiam ser interpretadas pela mesma atriz, até que realmente começamos a conhecer a história. Tivemos que decidir como se pareceria a foto que Stefan carregava. Por causa dos livros, o que diziam eram que, “Ela possui uma incrível semelhança com Elena.” E isso não deixava realmente muito claro o tamanho dessa semelhança. Então pensamos, “Vamos tentar.” E a partir daí, nasceu toda a ideia de doppelgangers e a história decolou.
Nina: Claro que seria ótimo interpretar as duas personagens, mas eu não tinha certeza disso. Quando recebi o piloto, eu era Elena. Não existia Katherine. E então, começaram a falar sobre essa personagem chamada Katherine, e eu fui até Julie e disse, “Quem vai interpretar Katherine? Vocês vão escalar Emmanuelle Chriqui para interpretá-la?Já que as pessoas dizem que somos muito parecidas, eu acredito que vocês deveriam chamá-la. Eu realmente estava escolhendo Emmanuelle Chriqui. [Risos] Eu não sei quando Julie se decidiu ou se ela já sabia o tempo todo que acabaria sendo eu a interpretá-la, mas eu realmente não soube disso por um tempo.
Julie Plec: Nina se divertiu muito ao tentar descobrir o que diferenciava as duas personagens: O cabelo – obviamente – a maquiagem, o tamanho do sutiã – literalmente – a forma com que ela andava, o nível de ironia que ela tinha quando falava. E em um nível fundamentalmente  mais emocional, eu disse “Você tem que descobrir a principal diferença entre as duas personagens: Tudo que sai da boca de Elena é verdade, e tudo que sai da boca de Katherine é mentira – mesmo que Katherine ocasionalmente falasse a verdade. [Era] altruísmo x egoísmo. Compaixão humana x narcisismo. E ela foi capaz de entender muito bem a distinção entre as duas personagens.
Nina: Foi um grande e o mais receptivo desafio que já tive como atriz, participar de uma série que, após seis anos, poderia estar estacionada e muito redundante – mas isso nunca aconteceu comigo. Nunca me entendiei. Sempre estava animada e sempre era desafiada, e isso é algo muito bom de se viver, uma vez que você é um ator de séries de TV, o que não acontece com tanta frequência.
Transformando Elena em vampira
Julie Plec: Quando lemos os livros, eu acredito que isso aconteceu, literalmente, no final do primeiro livro. Então pensamos, “Bem, nós não podemos fazer isso.” [Risos] E então ficamos convencidos de que não poderíamos nunca fazer isso até o final. E então, inexplicavelmente, quando percebemos estávamos conversando sobre o fim da Segunda Temporada, com a possibilidade de Elena se tornar humana. E não pudemos acreditar nisso. Mas por termos conversado sobre isso na segunda temporada, e isso ter parecido a coisa certa a fazer, embora parecesse muito cedo, percebemos que o final da terceira temporada não era um momento ruim para fazê-lo. Porque já tínhamos mostrado a linda história dela com Stefan. A atração entre Elena e Damon estava realmente aumentando, e não queríamos que ela o escolhesse enquanto ainda fosse humana. Então sentimos que tinha chegado a hora de fazê-la passar pela maior mudança de sua vida, e ver o que isso mudava em seu coração, em sua alma e em sua personagem. E isso seria o começo da fase Delena da série.
Nina: [Elena] mudou muito, mas na realidade não mudou em nada. Eu sinto que em seu coração ela ainda era a mesma pessoa, mas agora ela apenas tinha uma dieta diferente. Quando alguém come carne e então se torna vegetariano, ela ainda é a mesma pessoa, apenas vai a restaurantes diferentes. Ao mesmo tempo, gostei muito de como isso a tornou mais forte. No começo, ela era uma mulher forte, mas ela foi constantemente caçada e se sentiu indefesa porque as pessoas que eram mais fortes que ela, e os membros de sua família foram morrendo, e não havia nada que ela pudesse fazer. Uma vez vampira, ela tinha poder. Ela podia fazer algo. Ela era capaz de defender seus entes queridos. Então isso, especialmente por ser mulher, fez com que ela se sentisse muito bem, uma personagem que tinha ganhado tanto poder. Eu realmente gostei disso nela.
Dizendo adeus
Julie Plec: Tivemos que escolher de que forma a saída dela aconteceria no começo da temporada. Todos chegamos a uma conclusão, e realmente ficamos satisfeitos com ela, e pensamos que seria uma ótima forma de mudar a história caso ficássemos parados em uma única opção. Houve muita conversa, muito tempo foi gasto na tentativa de decidir se isso aconteceria no penúltimo episódio da temporada, ou no último, ou no primeiro da próxima temporada, ou no décimo, décimo primeiro episódio da temporada seguinte. Então tínhamos a história pronta, e versões diferentes de como realizá-la rapidamente, ou fazer com que ela acontecesse por um longo período de tempo e criar mais histórias a partir dela. Então ficamos com essa ideia em nossas cabeças até que tivéssemos certeza de que a saída dela aconteceria no fim da sexta temporada.
Nina realmente desejava voltar e encerrar essa história no primeiro episódio da sétima temporada. Mas percebemos que isso seria horrível. Fazer Elena passar por tudo isso no último episódio para depois, os fãs só se despedir dela na sétima temporada seria muito, muito cruel. Até tentamos permitir que ela fizesse isso, mas pensamos que seria difícil demais – então decidimos dizer adeus no final desta temporada mesmo.
Nina: Não é algo que tenhamos decidido de uma última hora. Posso dizer que já faz alguns anos. Não que eu tivesse certeza. Eu sabia que a personagem faria uma jornada – e sim, essa série é sobre vampiros, mas agora sou humana, e devo viver minha vida humana agora. Seis anos é muito tempo, e foi um período maravilhoso. Tivemos mais do que cem episódios, o que considero um enorme sucesso.
Uma vez que anunciei que começaria uma nova jornada e o próximo capítulo da minha vida, foi muito legal ver como as pessoas postaram vídeos e elegeram seus momentos favoritos. Isso me fez reviver os últimos seis anos e eu percebi o quanto eu tive sorte e o quão incrivelmente agradecida e feliz eu estou, por ter vivido toda essa experiência. Essa é apenas uma, das muitas que eu espero viver no futuro, e embora eu me sinta muito, mas muito triste por ter que deixar minha família, e não poder estar perto deles todos os dias, eu realmente estou ansiosa para dar o próximo passo e ver o que acontece. Porque é algo ainda desconhecido, e é isso que me deixa mais ansiosa – não saber, porque qualquer coisa pode acontecer agora.
Julie Plec: Eu tenho escutado muito sobre isso [o porquê de não terminarmos a série agora], mas essa nunca foi uma opção. [Risos] Não porque não pensemos que a personagem seja essencial para a série, mas porque acreditamos que perder a personagem agora, realmente criará uma tremenda quantidade de novas oportunidades e novas histórias para todos esses personagens que nós tanto amamos.
Nina: [The Vampire Diaries] foi um treinamento para atores. Fui do drama à comédia com Katherine, dublês e muita ação. Pude viver tantas experiências diferentes, fazer cenas com fundo verde, e me dividir em cenas com múltiplas personagens. Foi como uma faculdade das mais variadas maneiras. Então eu aprendi muito, e amadureci muito em frente às câmeras, e pude viajar pelo mundo. Essa experiência foi uma incrível montanha russa. Foi realmente muito épico.
Lembranças do set
Nina: Eu fiquei com o anel de Elena. E no meu último dia, um dos meus melhores amigos da equipe me deu o Diário de Elena como um presente de despedida – mas ele não estava vazio. Ele estava repleto de fotos dos últimos seis anos e cada pessoa do elenco tinha uma página dele, como se fosse um anuário. Para mim, as memórias é que contam, e esse foi o melhor presente que eu poderia receber – o meu diário, da série que me fez ser quem eu sou hoje, cheio das pessoas mais importantes do mundo para mim.

Fonte | Tradução e adaptação: – Equipe Liga Salvatore

Nenhum comentário:

Postar um comentário