quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ian Somerhalder expressa sua visão para uma mudança ambiental

Um site americano publicou uma matéria super bacana onde o Ian fala mais um pouco sobre os problemas do mundo e sobre sua fundação, a ISF.

 

 

 

Crescendo na Louisiana rural, Ian Somerhalder foi inserido na magnificência da naturela. Então, quando o vazamento de óleo do Deepwater Horizon aconteceu em 2010, o astro de The Vampire Diaries – filho de um empreiteiro e de uma terapeuta massagista que nasceu na pequena cidade de Covington – foi afetado de modo forte.
“O que eu assimilei através dessa experiência fica comigo todo dia”, ele disse para o Our Planet. “Eu lembro dos meus pés descalços no chão, enquanto eu observava a terra ao meu redor testemunhando a devastação inimaginável causada pelo vazamento, quando algo me ocorreu: Eu estava chocado com a vulnerabilidade. Todo lugar ao meu redor ecoava um senso de inutilidade – desde as criaturas sufocando até as famílias afogando em dívidas, olhando para o futuro com desespero. Eu soube naquele momento que eu nunca mais queria sentir esse sentimento de vulnerabilidade absoluta novamente.
“A partir daquele momento, eu olhei em volta e testemunhei outras pessoas com sentimentos pararelos que estavam prontos para agir. Eu assisti um incontável número de pessoas se unindo, juntando suas próprias redes, suas próprias fontes, tempo e energia para comprometerem-se em resgatar, limpar, trocar e ativar. Na cara da devastação, eu reconheci o poder de uma ação coletiva.”
Essa experiência o levou, mais tarde naquele ano – no dia 8 de dezembro, em seu 32º aniversário – a lançar a Ian Somerhalder Foundation, cuja missão, como ele mesmo diz, é “tão variável quanto os problemas que o nosso planeta, nossos humanos e as criaturas encaram”. Ele continua: “Nós sabemos que todos os problemas estão interconectados e nós acreditamos que as soluções também estão.”
Um grande problema é o desperdício de comida. Somerhalder, que ganhou o prêmio como a Celebridade Mais Responsável no International Green Awards 2012, diz: “É absolutamente maluco que 30% de toda a comida é jogada fora. Isso significa ser $48.3 bilhões! Você consegue imaginar o que nós poderíamos fazer com $48 bilhões? Você consegue imaginar a diminuição no uso de agrotóxicos, água e terra se nós não precisássemos mais produzir esses 30% que vão para o lixo?
“Não é difícil fazer um grande impacto com pequenas mudanças em nosso comportamento. Vários problemas ambientais parecem insuperáveis por que muito dano é por causa dos negócios, mas – com o desperdício de comida – nós apenas precisamos ser conscientes e depois precisamos ajustar nosso estilo de vida. É tão simples quanto fazer uma promessa de não desperdiçar qualquer comida que exista na sua geladeira: comprar apenas o que vocês precisa versus comprar apenas o que você quer, ajudará a garantir que você tenha o que você precisa para a próxima semana e, por sua vez, resultam em gravidade zero o desperdício de alimentos “.
Sua fundação tem encorajado seus apoiantes a fazer uma “Terça-feira Livre do Desperdício” no Dia Mundial do Meio Ambiente, e depois a trabalharem numa “Semana Livre do Desperdício”. Ele adiciona: “Se nós todos fossemos consumidores conscientes, nós veríamos uma grande mudança em breve. Mas eu acho que é mais profundo. Nós não só precisamos ser consumidores conscientes, nós realmente precisamos mudar e precisamos nos tornar seres humanos conscientes. Isso significaria fazer todas as escolhas com nossos amigos seres humanos, tendo o planeta em mente.”
Ele continua: “O que eu descobri é que o meio ambiente ao nosso redor erroneamente parece estar fora de nós, quando, na realidade, ele está completamente dentro de nós. É dele que somos feitos. Meu amigo e mentor, Deepak Chopra, expressa isso perfeitamente: ‘Nossas florestas são nossos pulmões e nossos rios são nosso sistema sanguíneo’. Nós não podemos escapar do meio ambiente por que ele está em cada célula do nosso corpo. Não existe uma separação.
“Eu amaria ver mais celebridades mobilizando ações ao transmitirem informações que acendam a paixão, o talento e a ação. Eu descobri que quanto mais eu expresse meu desejo por um planeta ecologicamente positivo, mais eu descubro quantas pessoas querem a mesma harmonia.”

  créditos.  Fonte | Tradução e Adaptação: Jullie – Equipe Ian Lovers

Nenhum comentário:

Postar um comentário