O 8º episódio da 7ª temporada de ‘The Vampire Diaries’ teve vários momentos surpreendentes. Caroline contou a Stefan sobre a sua gravidez, Enzo se declarou a Lily, beijando-a. Mais tarde, o vampiro é capturado por Matt, que retornou a Mystic Falls, e misteriosos caçadores de vampiros. Julian organiza uma festa de aniversário de namoro a Mary Louise e Nora, e no final obriga mamãe Salvatore a fazer uma escolha que terminará na morte de mais um personagem.
O episódio de ‘Diários de um Vampiro’ começou com uma cena do futuro, onde Damon após ter sido capturado pela misteriosa caçadora descobre que quem estava perseguindo ele e Stefan é, na verdade, sua mãe. Já no presente, os irmãos decidem pôr o seu plano de matar Julian em ação, com a ajuda de sua mãe e Valerie.
Antes disso, Stefan se encontra com Caroline, que revela que está grávida e esperando os gêmeos de Alaric e Jo. O vampiro não reage da melhor maneira, deixando a namorada para ir capturar Julian. Mais tarde, seguindo o conselho de sua mãe, Stefan telefona a Caroline dizendo que a ama e que está preparado para enfrentar tudo o que irá acontecer. Durante o episódio de ‘The Vampire Diaries’, Stefan faz as pazes com sua mãe, perdoando-a e dizendo-lhe que ela não o perdeu.
Na festa de aniversário de namoro de Mary Louise e Nora, que ficam noivas após o pedido de Mary, Valerie conta a elas e a Beau todo o mal que Julian lhe fez no passado. O objetivo é que o feitiço que liga a vida de Lily e do vilão seja desfeito, para que possam matá-lo. Quando Damon e Valerie estão vigiando Julian, após ter sido capturado, Mary Louise acaba soltando o vampiro, que prende Valerie e Damon. Quando mamãe Salvatore descobre, o vilão diz que ela terá que escolher entre salvar um ou outro. Lily acaba se sacrificando e apunhala uma estaca em seu coração, pensando que o feitiço ainda não estava desfeito e que dessa forma Julian morreria também. A morte da vampira não é imediata, pois a estaca é retirada, mas as lascas de madeira no seu coração fazem com que tenha uma morte lenta.
No final, todos se despedem e choram a morte de Lily, que dirige suas últimas palavras a Damon, pedindo-lhe desculpa. O vampiro não se comove com a morte da mãe, que o abandonou no passado, e diz que ela fez “sua própria cama”. Pelo Twitter, também os fãs que já assistiram ao episódio, reagiram com tristeza a esta morte.
O 8º episódio de ‘The Vampire Diaries’ termina com mais uma cena do futuro, onde Damon chama pela mãe e pede-lhe perdão. Ela revela que ele está morrendo com veneno de lobisomem e que está alucinando. Quando o Salvatore olha novamente para Lily, o rosto dela muda, mas os fãs não chegam a ver quem é ela de verdade.
Será que é mesmo Lily? Ou Damon estava tendo alucinações, um dos efeitos do veneno? Conte tudo para a gente nos comentários!