segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“Ian Somerhalder usa o status de celebridade para chamar atenção dos problemas globais com a Ian Somerhalder Foundation

                                                                          
Você pode conhecer Ian Somerhalder pela série de TV da CW, Vampire Diaries. Ele interpreta Damon Salvatore, o vampiro que ama o também interesse amoroso do seu irmão, Elena. Outro papel memorável de Somerhalder foi Boone Carlyle de Lost. Na vida real, entretanto, Ian não é somente um ator, mas um ativista. Eu acho que uma das melhores descrições para ele e escrita por ele mesmo, é em sua página no Twitter. A bio de Ian diz, “cara morto em Lost, agora morto-vivo em The Vampire Diaries, ainda contemplando feliz, o dilema existencial do homem…”
No seu aniversário de 32 anos (8 de dezembro de 2010), Somerhalder criou a Ian Somerhalder Foundation, que foca na conscientização dos tópicos: conservação dos habitats, proteção das espécies, e iniciativas em energia limpa.  A instituição arrecada dinheiro para distribuir a outras entidades que trabalham em proteger cada um dos tópicos da ISF. Uma das coisas que atrai essa organização, para mim, é que ela realmente promove o trabalho em conjunto. Todos somos criaturas da Terra, então qualquer mudança que acontece vem de todos nós. É incrível para uma instituição de caridade dizer, “Nós vamos tentar fazer um trabalho em conjunto.” A maioria das organizações tentam fazer as coisas por si próprias.
Somerhalder recentemente falou perante ao Congresso para apresentar a ISF, onde ele explicou, “conservação ambiental não é somente uma paixão minha, mas uma prioridade.” Ele continuou, “Quando eu comecei  a ficar mais conhecido como ator com o público americano eu sabia exatamente o que eu precisava fazer. A IS Foundation é minha tentativa de chamar a atenção do público para um bem maior.”
Ian foi gentil o bastante para tirar alguns minutos do seu tempo ocupado com o horário de Vampire Diaries, para responder sobre algumas perguntas que eu tinha sobre os tópicos sua fundação.
Sarah Davis: A ISF abrange uma grande variedade de quetões, desde desmatamento, a crueldade contra animais e energia limpa. Qual é o objetivo principal?
Ian Somerhalder: Quando você reconhece que toda a vida nesse planeta está inter conectada, não parece ser tão variado. Toda escolha que você faz afeta um todo, do pedaço de papel que você usa ao cosmético na sua bolsa. Toda escolha se torna um ato, um ato que é a favor ou contra ao mundo que você vive. Nós reconhecemos que todas as questões que encaram a humanidade e as suas criaturas são problemas e soluções que ficam dentro da nossa imaginação.  Nosso objetivo principal é inspirar as pessoas, com a imaginação, a criar projetos ao redor do mundo que inspirem positivamente a mudança que afeta a todos.
SD: Você mencionou que todos têm que trabalhar juntos, conosco e com o planeta, para salvá-lo, essencialmente, essa idéia foi fácil de introduzir na cabeça das pessoas desde a criação da ISF?
Ian Somerhalder: Nós aprendemos muitas coisas no último ano, e essencialmente sim, é fácil introduzir o conceito de ação colaborativa. Existem crianças, jovens e adultos por todo o planeta trabalhando juntos – alguns até mesmo em continentes diferentes! Não há nada mais sustentável do que a alma humana quando queremos. Quando você trabalha com pessoas que se importam assim como você, é recompensador, mais do que se pode falar em palavras. Mais ainda, quando você pode aplicar seu talento natural junto com a sua paixão, criar com pessoas que estão fazendo o mesmo, é nada menos do que felicidade.
SD: Desmatamento – Por que é tão importante difundir o desmatamento das florestas do nosso planeta? Eu amo quando você se refere a isso como “tirar os pulmões” da Terra.
Ian Somerhalder: Eu penso que a respostas mais simples é que sem elas, nosso planeta não pode respirar. Nós realmente precisamos pensar mais? Elas provêm oxigênio, o que da última vez que eu soube, é essencial para a nossa existência. Nós devemos buscar formas alternativas para fabricar papel, nossas árvores levaram milhares e milhares de anos para se tornar as florestas de onde estamos tirando todo essa papel. Nós não podemos nos dar ao luxo de continuar desmatando e reflorestando. Nós precisamos procurar por alternativas para o papel. Nós podemos levar o homem a lua, mas não podemos fazer isso?
Rose Davis: Você poderia explicar um pouco sobre como as pesquisas médicas são afetadas pela extinção dos animais? Quanto impacto tem as diferentes espécies?
Ian Somerhalder: Muitos biólogos acreditam que estamos entrando no sexto período de grande extinção na história da Terra – o quinto ocorreu quando os dinossauros desapareceram. Há uma espécie de caracol que produz um analgésico mil vezes mais potente que a morfina. Ursos polares têm a habilidade de nos ensinar como prevenir diabetes, eles possuem muita gordura, mas mesmo assim mantêm o nível de insulina estável. Algumas das plantas mais antigas que estão em extinção não possuem sementes. O presente mais famoso que essas gimnospermas nos deram são um forte composto anticancerígeno, uma droga chamada de Taxol. Essa droga trata os ovários, mamas e cânceres no endométrio. Nós pensamos que somos melhores que as criaturas inferiores, quando elas na verdade são melhores do que nós. Se nós respeitamos verdadeiramente a capacidade dessas criaturas, realmente podemos mudar o mundo em que vivemos, poderemos evoluir nossa saúde e ciência.
SD: Qual sua opinião sobre a internet e sobre os meios de comunicações sociais? Que levam as pessoas para longe da natureza, mas que permite a organizações como a sua crescerem rapidamente?
Ian Somerhalder: A internet pode educar as pessoas ecologicamente como nunca vimos antes. Elas podem ver partes da natureza que talvez nunca vissem em seu tempo de vida e podem saber porque os elementos são tão milagrosos. A internet tem a capacidade de inspirar, educar e criar uma ação! Pode encorajar e difundir a mudança social através do contato com várias experiências, dúvidas e idéias espalhadas pelo mundo. Embora eu ache vital encontrar um tempo para se desconectar virtualmente e se relacionar fisicamente com a natureza, a evolução rápida da internet e da mídia tem um poder incrível de impulsionar alguém a encontrar recursos para idéias e inspirações.
Fonte.
créditos. Equipe ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário