sábado, 28 de março de 2015

ENTREVISTA: COMO IAN E SUA FUNDAÇÃO ESTÃO TRANSFORMANDO PAIXÃO EM AÇÃO



Crescendo em Louisiana, o ator de The Vampire Diaries, Ian Somerhalder aprendeu através de osmose sobre a interligação entre o meio ambiente, animais e pessoas. O frágil ecossistema da região forneceu a sala de aula perfeita, e as primeiras lições de Ian naturalmente o levou a seguir uma vida adulta ambientalmente consciente. Mas depois de testemunhar os efeitos devastadores do derramamento de petróleo no Golfo do México em 2010, o ator se sentiu compelido a elevar o nível do seu ativismo. Ele apaixonadamente estendeu a mão para o público através de entrevistas e redes sociais e descobriu que seus apelos tiveram um efeito. “Um componente tão simples quanto a compaixão tem a capacidade de fazer a mudança acontecer em grande escala” disse o ator.
Visionando uma organização que poderia aproveitar este momento positivo para fazer a diferença, Ian fundou a Ian Somerhalder Foundation (ISF) em dezembro de 2010. Hoje, a organização é uma força crescente na proteção e promoção dos animais e interesses ambientais. A Animal Wellness Magazine (AWM) conversou recentemente com Ian e descobriu mais sobre o seu incrível trabalho com a ISF, e o que isso significa para ele pessoalmente.
AWM: Você disse que a razão de ter fundado a ISF foi o sentimento de completa vulnerabilidade que você sentiu durante o derramamento de petróleo no Golfo do México. Como a ISF alterou esses sentimentos?
IS: Isso está exatamente correto. Passei minha infância nesse majestoso ecossistema de Louisiana, então quando o derramamento de petróleo destruiu esse espaço, pareceu um ataque direto ao meu ser. Eu senti a dor de cada animal afetado, de cada ondulação de água contaminada. Ser tão vulnerável nessa situação foi insuportável.
O que aconteceu em seguida ainda me dá arrepios toda vez que eu digo: um coro internacional de vozes unidas em perfeita harmonia exigiu mais para esse planeta. Mais para cada tipo de vida, deslizando, voando, nadando ao nosso redor. Esse coro de vozes era a família ISF. Ver, ouvir e sentir a força vigorosa dessa união de pessoas compromissadas com a mudança aboliu qualquer sensação de impotência que já tive. Com essa família de ativistas – armados com mais habilidade, talento e paixão do que eu jamais testemunhei – não temos nenhum motivo para ser vulnerável.
AWM: Nós ouvimos que você resgatou 3 gatos, um cachorro e um cavalo. Você pode nos falar um pouco sobre os seus companheiros animais?
IS: Crescendo, nossa casa parecia ter uma porta rotatória para todas as criaturas necessitadas. Se estávamos hospedando um ser sem família, reabilitando a vida selvagem, ou acolhendo novos membros peludos, nossa casa sempre foi um santuário para todos os tipos de vida.
Essa porta rotatória tem estado presente na minha própria casa nos dias de hoje! Toda vez que me fazem essa pergunta, eu tenho uma resposta diferente. Minha equipe e eu resgatamos tantas criaturas que ficaram com a gente ou achamos outro lar para eles. E com o tempo, eu percebi que enquanto eu me sinto orgulhoso por ter resgatado todos eles, na verdade eles que me resgataram. O que temos que reconhecer é que os nossos companheiros entram em nossas vidas com um propósito. Eles são nossos professores em compreensão, interconexão, introspecção e capacidade de compaixão.
AWM: Entendemos que as mulheres são suas maiores fãs. De que maneira você está vendo mulheres se envolverem com defesa animal? Você vê alguma conexão entre os direitos das mulheres e os direitos dos animais?
IS: Mais do que isso, eu vejo uma conexão entre mulheres e criaturas. Certamente, todos os humanos são animais, mas parece que muitos de nós homens se distanciaram dos nossos seres mais inatos. Nós perdemos um pouco da nossa condição de criatura intrínseca. Mas não a maioria das mulheres. As mulheres têm instintos ferozes, força insuperável, sabedoria inabalável… e tudo isso envolvido com compaixão, evolução e consciência. Isso é o que as criaturas humanas podem ser, e as mulheres facilmente orientam nosso caminho de volta para esse propósito.
AWM: O que você pensa que deveria ser a consequência pelo abuso de animais? Por exemplo, deve haver penas mais duras, ou um sistema de reabilitação?
IS: Obviamente, eu nunca vou perdoar a atrocidade de abuso contra qualquer ser vivo, mas tão controverso quanto parece, devemos nos emaranhar com aqueles que abusam para compreendê-los melhor. Ao invés de repreender, punir, e virar as costas para esses valentões, devemos realmente acocorar-se na raiz da sua intenção e aprender a evoluir esse sentimento em compaixão. Só mergulhando no problema é que vamos realmente entendê-lo e fazer um progresso tangível. Você vê, os bullies são líderes em seus próprios caminhos. Eles só precisam aprender como usar essa capacidade de liderança para fazer uma colaboração positiva com seus parceiros – aqueles que são como eles e os que não são. Como uma sociedade, parece que nós focamos muito mais nas consequências, vítimas, estatísticas, do que se aprofundando no problema em si. Dentro dos problemas nós achamos as verdadeiras soluções.
AWM: Que tipo de trabalho a ISF faz para apoiar a crise de animais desabrigados? Com abrigos superlotados, quais as soluções que você vê para esse problema?
IS: Este ano a ISF lançou a Missisnippin, uma clinica de castração e esterilização em colaboração com a St. Francis Animal Sanctuary no Mississippi (isfoundation.com/ISF-presentsmissisnippin). Com isso, nós fomos capazes de esterilizar 42 gatos e 36 cachorros em dois dias. Nós também castramos 10 gatos e 15 cachorros. Enquanto nós consideramos nossos 103 procedimentos um grande beneficio para a comunidade, nosso veterinário concluiu que um único gato inalterado pode ser responsável por até 420 mil gatinhos em 7 anos e um único cão inalterado pode ser responsável por mais ou menos 67 mil cachorrinhos em 7 anos. Assim, através da esterilização de 78 gatas na nossa clínica, nós impedimos aproximadamente 20 milhões e 52 mil gatos sem casa nos próximos 7 anos. E por castrar 25 machos, nós prevenimos 55 mil novos bebês em um ano. O procedimento de esterilização e castração é a chave para diminuir os números horríveis de animais abandonados. Nós garantimos que esses procedimentos valem a pena todo o esforço e nós somos gratos por essas organizações e veterinários que passam inúmeras horas fazendo isso.
AWN: Como você se sente em relação a legislação da raça especifica?
IS: Essa legislação é uma maneira muito antiquada de se pensar. Para realmente evoluirmos como pessoas, nós precisamos permitir que as ações e intenções individuais falem por eles, em vez de agrupá-los em grupos estereotipados. Nós agrupamos pessoas onde acreditamos que eles se encaixam e de lá, não fazemos nada a não ser assumir. Nós assumimos que não podemos colaborar com pessoas que são diferentes de nós. Nós assumimos que a juventude é incapaz de fazer uma verdadeira mudança em nosso mundo moderno. Nós assumimos que pit bulls são criaturas cruéis e indignos de confiança.
Bem, eu tenho novidades para essas pessoas. Minha equipe da ISF é uma força unida em favor da mudança e é composta por pessoas de estilo de vida totalmente diferente um dos outros. Eles trabalham juntos harmoniosamente. As mudanças mais palpáveis que eu vejo hoje em dia são feitas pela nossa juventude. E, por último, eu tenho uma filha pitbull e ela é a alma mais gentil, carinhosa e sábia que eu já encontrei. É hora de extinguir essas suposições arcaicas.
AWM: Você está envolvido com um monte de ativismo tanto em relação aos animais e ao meio ambiente. De que forma você acha que nossos companheiros animais são afetados por mudanças no meio ambiente?
IS: Na ISF, nós acreditamos que não há separação entre nós e o “meio ambiente”. Somos tão parte do meio ambiente quanto ele é parte de nós. Nós todos nos mantemos vivos juntos. As árvores são nossos pulmões. Os cursos de água, nossa corrente sanguínea. Vivemos em um mundo cheio de questões planetárias e globais… mas quando percebemos que esses problemas são todos interdependentes, nós podemos criar soluções interligadas. Ao votar – seja qual for a situação – para uma sociedade consciente, nós curamos nosso ecossistema, nós reabilitamos nossos habitat, nossa vida selvagem e, finalmente, nós melhoramos como pessoas.
 créditos.Tradução: Andrezza.   Equipe ISF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário