sexta-feira, 6 de junho de 2014

VÍDEO: IAN SOMERHALDER, EMBAIXADOR DA BOA VONTADE DA UNEP PARA O MEIO AMBIENTE



Bridgetown, 5 de junho – O ator e modelo estadounidense Ian Somerhalder, conhecido principalmente por sua participação em “Lost” e “The Vampire Diaries”, foi hoje designado oficialmente como Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
A designação oficial coincidentemente teve lugar com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) e foi celebrada em Barbados, já que esta pequena ilha da Antilhas menores foi elegida como país anfitrião da celebração esse ano.
Não surpreendentemente que o DMMA (Dia Mundial do Meio Ambiente), a maior celebração a nível mundial que ocorre anualmente para valorizar a necessidade de proteger o meio-mabiente, decida este ano cinquentenário sobre pequenos Estados insulares em desenvolvimento que, como Barbados, são particularmentes vulneráveis às mudanças climáticas
“Lamentávelmente esses países já estão sofrendo o que, mais cedo ou mais tarde, terão que enfrentar todas as zonas povoadas do planete que se encontram perto do nível do mar”, disse hoje em Barbados, o ator de 35 anos.
Esse jovem atrativo, que também já trabalhou como modelo para marcas como Calvin Klein, Versace e Dolce & Gabbana, explicou aos jornalista que quis vir a Barbados, um país de somente 430 KM quadrados e apenas 270.000 habitantes, para “presenciar em primeira mão como combater esses desafios”
Assim, Somerhalder teve a oportunidade de participar em diversas atividades hoje, relacionadas a preservação do meio ambiente e compartilhar com uma comunidade de pescadores.
Um deles, Junior Horewood, nos explicou que sua comunidade está efetivamente vendo a mudanção do seu meio-ambiente: “Cada vez mais temos menos peixes e nosso trabalho é mais complicado, Além do mais, chegam algas e animais que nossos pais jamais haviam visto.
Somerhalder também visito uma fábrica de Rum, se deslocou até uma reserva natural da ilha e, inclusive, se deixou fotografar com meninos de Barbados que não tinham muita ideia de quem ele era, mas queriam estar perto de “uma estrela de Hollywood”
“Essa pequena nação tem feito grandes progressos para reduzir seus rastros climáticos, proporcionar energia limpa e oferecer oportunidades de crescimento verde a sua população ” explico o novo embaixador da Boa Vontade do PNUMA.
Somerhalder nasceu em Lousiana (EUA), onde “passou tada infância desfrutando da delicada e impressionante natureza da costa do Golfo do México”.
“O furacão ‘Katrina’ desvastou tudo e demonstrou claramente o que se pode fazer algumas super-tempestades que cada vez são mais potentes, em parte devido ao aumento da temperatura da água e do aquecimento global”, explicou.
Os pequenos Estados insulares “tem muito menos capacidade que os Estados Unidos para lidar com fenômenos naturais como aquele, são muito mais vulneráveis”, declarou Somerhalder, que também participou no documentário sobre mudanças climáticas “Years Of Living Dangerously, produzido por James Cameron.
“Devido à mudança climática, metade das espécies do planeta poderão ser extintas em cinquenta anos”, disse o ator, que em 2010 colaborou nos esforço de recuperação do vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon.
Além do mais, “sofremos cada vez mais com imundações, que impedirão a agricultura e a pesca”, ao temp que “conseguir água potável e comida vai se tornar progressivamente mais difícil”, explicou o novo embaixador da boa vontade do PNUMA, que se juntou a outras caras Gisele Bündchen, Don Cheadle e Yaya Touré.
Segundo disse, quem encarnava Boone Carlyle ( o meio-irmão de Shannon) em “Lost”, as pequenas ilhas de todo o planeta já estão sofrendo os efeitos da alterações climática, desde a elevação do nível do mar – que poderia as submergir em apenas algumas décadas – até as tormentas cada vez mais destrutivas.
Para quem também deu vida ao Damon Salvatore em “The Vampire Diaries”, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma celebração para “unir esforços de gente que acredita que realmente que juntos podemos gerar um efeito exponencial que faça diferença”.
“Eleve sua voz, não o nível do mar!” esse é o lema das celebrações deste ano, como lembrou o ator, que em termos práticos propõe informar e falar disso, porque “ainda que não pareça a mensagem vai se apagando”, e não fazer negócios com empresas que não tenham demonstrado seu compromisso com o meio-ambiente.
“Plantar árvores, criar jardins urbanos e, finalmente, pensar um pouco mais sobre o impacto que tem nossas ações”, concluiu Somerhalder, que também meio mundo pode ver por seus trabalhos em “Smallville” e “CSI”.

Sem título
 créditos. Tradução: Thamires.    Equipe ISF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário