terça-feira, 24 de junho de 2014

DEPOIMENTO DE IAN SOMERHALDER NO CONGRESSO EM WASHINGTON



Depoimento de Ian Somerhalder
Diante do comitê representativo de recursos naturais,
Subcomitê da pesca, vida selvagem, oceanos e assuntos insulares
Em relação aos peixes americanos e o planejamento de implementar a proibição do comércio de presas de elefante e as consequências dessa política.
Bom dia Chairman Fleming, Sablan e membros do subcomitê. Eu sou Ian Somerhalder, ator e fundador da Fundação Ian Somerhalder, uma organização sem fins lucrativos dedicada a dar voz, educar e colaborar com as pessoas causando impactos positivos no planeta e em suas criaturas. Fui recentemente nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas para seus programas ambientais.
Eu gostaria de agradecer ao subcomitê por me dar essa oportunidade de falar hoje e agradecer especialmente Chairman Fleming, que representa meu estado natal, Louisiana. Eu estou honrado em ser capaz de falar sobre a necessidade de dobrar os esforços para proteger rapidamente o declínio da população de elefantes na África, dos habitats selvagens e da vida selvagem. Eu aprecio e admiro o trabalho político da Wildlife Conservation Society que continua encontrando oportunidades para que eu possa fazer um impacto nas ações governamentais de conservação.
Alguns de vocês devem se lembrar do meu depoimento há 3 anos atrás, quando eu tive  pela primeira vez a honra de participar do subcomitê em apoio da Multinational Species Conservation Funds (MSCF). Esses fundos tem um importante papel quando se trata de salvar a população selvagem de muitas espécies, incluindo os elefantes africanos que são o foco de hoje, através de programas de apoio que controlam a caça furtiva,reduzem conflitos humanos nas faunas e protegem habitats essenciais. Eu encorajo o subcomitê a assumir as contas dos bipartidarismo para estender esses programas importantes Eu também insisto que o subcomitê passe H.R. 262, o que estenderia o selo, permitindo que o público geral continue fornecendo voluntariamente fundos para atividades anti caça através da compra do selo.
Como todos vocês sabem em não sou um expert em política ou um guarda ambiental. Eu vemho aqui hoje como um grato amplificador representando uma vasta, global, e entrelaçados vozes investidas no futuro de nosso meio ambiente e de nossas criaturas. Porque as ameças de destruição aos habitats, e a caça de animais selvagem e dolorosamente real para nós. Eu passei minha infância enredado com a matéria , com o majestoso ecossistema rural de Louisiana. Desde muito novo, minha família mostrou pra mim nossa obrigação de proteger este equilíbrio delicado. E além disso eles mostraram como não existia diferença entre o ecossistema e eu. O que eu tinha em minha mente com “foora” era também dentro. Quando ocorreu derramamente de petróleo no Golfo e devastou aquilo que eu conhecia como casa, eu percebi como aquilo tudo era real. Me recusando a sustentar um sentimento de vulnerabilidade, eu me uni com uns agentes de mudança internacionais para restaurar o planeta e suas criaturas. Esses agente são a Fundação IS. Armada com compaixão e equipada com vasta quantidade de habilidades, nós sabíamos que nossa colaboração era necessária para reconciliar o ambiente que viamos como externo como o de dentro. Esse compreensão e sem fronteiras e simbiótica do nosso meio ambiente é fundamental para o trabalho do ISF hoje.
Eu sou agradecido por ter alcançado sucesso como ator, e com isso ter o privilégio de ser capaz de aumentar a conscientização sobre as questões que eu sou apaixonado sobre. Como fundador da Fundação Ian Somerhalder, eu tenho cometido meu tempo e meus recursos financeiros para avançar em causas ambientais, conservação da vida selvagem animal e dar voz e poder aos jovens. Em meu trabalho com oceanos, eu vou citar algo que é particularmente verdade pra mim, de um explorador legendário e diretor de um documentário Jacques Cousteau, que dizia, “Pessoas protegem o que elas amam.” É com essa mentalidade que eu estou motivado a compartilhar meu amor e conhecimento do  mundo natural com o público americano e com todos vocês que estão aqui hoje.
Em meu último depoimento, eu chamei atenção para algumas espécies prioritárias, incluindo tigres, rinocerontes, tartarugas marinhas, e orangutangos. Hoje, eu queria focar nos elefantes, da Ásia e da África.
Exite apenas uma palavra que pode descrever a situação dos elefantes na selva hoje; eles estão em crise. As características que fazem os elefantes tão icônicos por todo o mundo – sua beleza, grandiosidade, e seu poder – é o que faz com que eles sejam caçados. Francamente, não há como descrever quão catastrófico os últimos anos foram para os elefantes. Eles estão sobre ameaças como nunca antes por agentes do crime, e organizações terroristas que multila animas indefesos e mata guardas ambientais em uma grande escala.
Para esses criminosos, o mercado negro de marfim não é diferente do que o de drogas, armas e produtos falsificados – só é mais lucrátivo. Hoje, numerosas organizações de investigação e organizações sem fins lucrativos relatam que o comércio ilegal de animais silvestres é a quarta maior do mundo, mais considerável do que o tráfico de armas, diamante, ouro e óleo. Em um estudo lançado por Stimson Center em janeiro desse ano, o tráfico ilegal de animais selvagens foi estimado como falando 19 bilhões. O mesmo estudo mostrou que o rinoceronte recém nascido vale 50 milhões mais que ouro ou prata.
Como uma regra de ouro, a vida selvagem é mais vulnerável em regiões onde a lei é mais fraca. Portanto, é lógico que Dr.Iain Douglas Hamilton, fundador da Save the elefantes, testemunhou ante a comissão do senado das relações exteriores que a África tem sido a mais impactada pelo dramático crescimento da caça, perdendo mais da metade de seus elefantes na última década. O estudo mais recente feito pela Wildlife Conservation Society mostrou que apenas em 2012, caçadores mataram aproximadamente 35,000 elefantes africanos por suas presas. Nessa proporção, os elefantes estarão extintos em mais ou menos 10 anos, e os elefantes do leste da África estão indo pelo mesmo caminho.
Quando nós vemos um elefante, nós somos inspirados com um tipo especial de admiração e reverência. Eles são animais fantásticos. Elefantes vivem unidos como família e só se separam caso morram ou sejam capturados. Quando um elefante morre, isso é lamentado e enterrado pelos outros membros da tribo. Eles são os únicos mamíferos além dos humanos que são conhecidos por terem rituais para a morte. Elefantes foram observados e respondem ao sofrimento de outros seres humanos e animais, protegendo-os ou intervindo em situações prejudiciais. O ditado “memória de elefante” foi garantido pele neurociência, a qual idêntificou estruturas neurais similares nos golfinhos, humanos e nos orangutandos. Elefantes usam ferramentas, apresentam auto-consciência, participam de resolução cooperativa de problemas e uma elefante especialmente talentosa chamado Shanthi aqui no Zoológico Nacional em Washington DC pode até tocar gaita.
O que seria do mundo sem os elefantes? Como nós podemos justificar permitir que essas espécies, que são consideradas tão inteligente quanto os golfinhos e os orangutangos serem extintos?
A situação é terrível. Os guardas ambientais vem descrevendo a situação como uma guerra que eles estão perdendo. Há evidências que organizações como a Lord´s Resistance Army vendam ilegalmente o marfim. Décadas de guerras e instabilidade na África Central criaram um poderoso vácuo e essas pessoas estão livres para fazerem o que quiserem, de caçar animais ilegalmente até traficar crianças como escravas sexuais.
Não há razão para nós desistirmos da esperança. O desespero e a ganância no comércio ilegal de marfim dos elefantes podem ser revertidos. Há amplas evidências que esforços de conservação tem um impacto significativo e positivo na proteção da vida selvagem. Pesquisas da Wildlife Conservation Society mostram que os elefantes da floresta, a subspécie mais ameaçada encontrada na África Central, são sete vezes mais altos onde eles são protegidos. Ian Douglas Hamilton, que eu mencionei mais cedo, descreveu o abate de elefantes e outros animais selvagens em vias de extinção, como oportunista em grande parte, com os caçadores furtivos que visam a população mais suave… mudando de uma população para outra.” Claramente, forças protetoras agem impedimento de forma adequada com pessoal treinados e armados. O apoio de agências governamentais norte-americanas como a Fish and Wildlife Service através da Multinational Species Conservation Funds e U.S. Agency for International Development desempenha um papel absolutamente essencial no apoio às forças de conservação a nível internacional, de ajudar na formação de eco-guardas e apoiar processos com vista a reforçar a vigilância das passagens-chave de fronteira e investigar os ativos financeiros e muito, muito mais.
Também ha razão para esperar que nós podemos ter um impacto sobre a redução da demanda de marfim e outros produtos de espécies ameaçadas de extinção também. Todas as pesquisas por organizações governamentais e sem fins lucrativos indica que mais do que marfim é vendido ilegalmente para o mercado chinês. Longe de ser imparcial para a situação dos elefantes, no entanto, o governo chinês protege estritamente seus próprios elefantes da floresta. O que isso sugeriria para mim é que há uma falta de compreensão sobre a conexão entre a caça ilegal dos elefantes em grande escala (e rinocerontes, por sinal), e a presença de marfim em forma de bugigangas e poções para venda comercial.
Eu vejo isso como um desafio pessoal para aumentar a conscientização sobre os custos incríveis de tráfico de animais selvagens, e eu espero que a diplomacia dos EUA vai continuar a trabalhar nesse sentido também. Embora a China seja o maior mercado, os Estados Unidos também é um dos maiores, tão alto no ranking quanto o mundialmente segundo lugar em algumas avaliações .
Isso dá aos EUA a oportunidade de liderar a resposta da comunidade internacional à crise da caça ilegal de elefantes – tanto quanto ele fez quando o Congresso aprovou a proibição inicial dos EUA sobre o comércio do marfim, em 1988. Apenas um ano após a aprovação desta legislação importante, a comunidade internacional concordou com uma proibição semelhante para o comércio global de marfim. As ações da USA Fish and Wildlife Service para reforçar a proibição dos EUA sobre o comércio de marfim são extremamente importantes, não apenas para assegurar que os EUA deixarão de ser um destino para mostrar à comunidade internacional – e da China em particular – que os EUA são absolutamente sérios sobre enfrentar a caça furtiva de elefantes em massa e está disposto a assumir o papel de liderança mais uma vez para desligar a demanda por produtos de marfim ilícitas.
Se nós não levarmos, quem o fará? E se não levarmos agora, por quanto tempo ainda haverá elefantes remanescentes para serem salvos? Quando eu chegar aos meus seguidores em mídias sociais sobre a caça furtiva de elefantes e tráfico de animais selvagens, a resposta é poderosamente positiva. Retweets e favoritos na casa dos milhares, e a resposta no Facebook é na ordem das centenas de milhares. O derramamento de emoções é forte, e a mensagem, clara: o povo americano quer uma ação decisiva e significativa de seu governo. É com vocês fazer cumprir as leis e construir parcerias globais para promover a execução global para tratar crimes selvagens.
Apesar de eu entender que o foco desta audiência é sobre a crise da caça furiva aos elefantes e a proibição do comércio de marfim, eu gostaria de ter um momento para falar sobre um tema relacionado que está sob a jurisdição desta Subcomissão, que afeta todos os animais selvagens, e que é vitalmente importante proteger os habitat selvagens, tanto em casa como no exterior.
Desde a última vez que testemunhei perante esta Subcomissão , eu tive a oportunidade de viajar para as partes do mundo que estão sob pressão crescente de ameaças ambientais e humanas. Em particular, eu passei um tempo significativo durante o ano passado na África, onde a desertificação, agricultura e urbanização tem desempenhado um papel no deslocamento de pastagens e floretas cruciais que são o lar de milhares de espécies, grandes e pequenas.
Há muitas estratégias para a persecução de conservação da terra. Algumas organizações se concentram em proteger terra e mar com a maior densidade biodiversidade, que incluem florestas tropicais, recifes de coral, várzeas e muito mais. Outras organizações focam em gestão de terras e paisagens marinhas, que são mais produtivas em termos de produção ou recursos minerais e madeira agrícola e pesca. Independentemente da abordagem, as estruturas de governança fortes são fundamentais para a proteção dos habitat e da execução de políticas inteligentes e sustentáveis de gestão de uso da terra.
A situação das espécies de grandes símios em todo o mumdo ilustra a importância da manutenção de habitats selvagens. Em Sumatra e Bornéu, o orangotango é considerado criticamente em perigo devido, em grande parte, à dizimação das florestas tropicais para a exploração madeireira e os interesses agrícolas, legais e ilegais. Seu habitat natural é cada vez mais fragmentado por atividade humana, o que resulta numa população orangotango que é ao mesmo tempo mais díspare e mais concentrada. Consequentemente, as interrupções incomuns, como doenças , escassez de recursos, ou de incêndio têm um impacto descomunal em uma população já vulnerável, tornando-os incapazes de reagir à adversidade. A fragmentação de uma vez por grande parte da população devido à fragmentação também coloca sérios problemas em manter a diversidade genética, o que é necessário para a espécie a ser forte e vital. Orangotangos não estão sozinhos nesta situação – gorilas, chipanzés e bonobos, são igualmente ameaçados por destruição de habitat.
Como uma nação, os Estados Unidos também tem interesse em promover a estabilidade política e econômica de outros países em todo o mundo. Conservação de Habitats deve ocorrer em parceria com o desenvolvimento econômico, e não em desacordo com ele. As comunidades costeiras só se tornará mais vibrante e próspera, com água limpa, praias límpidas e pesca cuidadosamente gerenciados. Às vezes, os programas de conservação são ainda sinônimo de revitalização econômica. Como o Dr. John Robinson, vice-presidente executivo da Conservação e Ciência na Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, que testemunhou ao meu lado em 2011, disse: “Fortalecimento do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, desde empregos para centenas de guardas durante essa nação de longa guerra civil. Estes guardas tanto protegido gorilas da montanha e seu habitat e ajudou no controle do corte ilegal de madeira e carvão vegetal de fabricação que proporcionaram uma receita para as insurgências”. A exploração e o comércio ilegal de animais selvagens e dos recursos naturais que alimentam conflitos regionais e as milícias de fundos deve ser interrompido por esforços de aplicação global e pró-ativo de grande conservação a nível de paisagem.
Deixe-me levantar mais uma razão para tomar uma posição forte em proteger habitats ameaçados em todo o mundo. Eu, como tantas pessoas, tornei-me a pessoa que sou hoje em relação ao mundo natural. Crescer em Lousiana deixou uma marca indelével em quem eu sou como pessoa. Atrevo-me a adivinhar que é o mesmo para muitos dos ilustres membros desta Subcomissão e seus componentes, oriundos de tais paisagens naturais incríveis como as observadas nas Ilhas Marianas, no Alasca, Guam, Porto Rico, e cada um de seus distritos. É minha convicção de que temos a sagrada responsabilidade de ser guardiões da Terra e, especialmente, das regiões cuja sobrevivência está pendurada em um equilíbrio tão delicado. Em última análise, para restaurar a prosperidade natural para essas regiões, vamos ter que investir em soluções holísticas. Na Fundação IS, muitas vezes nos perguntamos por que não localizamos os nossos esforços em uma determinada necessidade. Porque vemos o meio ambiente como um organismo meticulosamente interligados, acreditamos soluções interligadas são o que realmente criam uma mudança generalizada e quantificável. Afinal de contas, uma organização que só se concentra em salvar espécies ameaçadas de extinção é perder de vista a restauração de habitat, hidrovia, saúde e mudanças econômicas necessárias para preencher essa necessidade de forma holística.
Gostaria de acrescentar mais uma questão para apreciação, e que é a ressonância emocional que a vida selvagem e habitats de conservação tem com o povo americano. A águia careca, o besunte americano e o Grand Canyon são tantos ícones de nosso grande país como os valores da liberdade e justiça para todos. Em minhas viagens e interações com pessoas de todo o mundo, tornou-se mais claro para mim que animais como elefantes, tigres, rinocerontes, tartarugas marinhas e os grandes símios iluminam a imaginação e inspiram compaixão de todos oa cantos do globo. Os Estados Unidos têm uma oportunidade incrível para salvaguardar o futuro a longo prazo das espécies e paisagens ameaçadas e, ao mesmo tempo, investir na estabilidade política e econômica das nações estrangeiras.
Em nome da Fundação Ian Somerhalder, exorto a Subcomissão para trabalhar com a U.S. Fish and Wildlife Service e da Administração para mover-se rapidamente à frente, apertando a proibição do comércio do marfim, a fim de que os Estados Unidos podem, mais uma vez, mostrar a sua liderança na economia de elefante africano. Obrigado, mais uma vez, por esta oportunidade de testemunhar, e fico no aguardo de suas perguntas.
 créditos. Tradução: Yasmin e Manu.  Equipe ISF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário